#AconteceuEmRibeirão:“O Quebra Nozes” Russian State Ballet


 

 

Na noite da última sexta feira , 28/04, o Theatro Pedro II foi palco de uma magnífica apresentação da Companhia Russian State Ballet que trouxe para Ribeirão Preto o espetáculo “O Quebra Nozes”.

Com um elenco primoroso de 50 bailarinos e figurinos impecáveis  o

espetáculo encantou o público que  desfrutou de uma noite mágica.

“O QUEBRA NOZES”

Sinopse Ballet em prólogo, 2 atos e epílogo. Sinopse baseada nas versões mais adotadas na atualidade pelas maiores companhias do mundo.

Prólogo : A ação se passa numa velha cidade da Alemanha, no começo do século XIX. É noite de Natal e os convidados seguem para a ceia na casa da Família Stahlbaum em um espírito festivo. 1º ATO O Sr. e a SrªStahlbaum recebem os convidados. Todos estão numa sala de visitas alegremente decorada. Tudo está pronto para a festa começar, as crianças correm pela sala e admiram a árvore de Natal, quando de repente aparece um anjo e atrai a atenção de Clara, mostrando que aquela noite seria mágica e cheia de muitas aventuras. Os convidados nada percebem. O tio de Clara, Drosselmeyer chega na festa vestido como um mágico e se prepara para executar suas magias, Drosselmeyer se apresenta como uma figura ambígua, ora paternal e amigo, ora um mago misterioso e provocador, incitador da imaginação das crianças. O estoque de surpresas do tio Drosselmeyer é inesgotável. Ele induz as crianças que seguem cautelosamente. De repente de duas caixas misteriosas surgem como num passe de mágica dois bonecos, que ganham vida, assim como um soldado de corda que dançam pela sala de visitas. Mas o presente mais desejado é mesmo o Quebra-Nozes. Clara se apaixona pelo brinquedo, Fritz também deseja brincar com o boneco e tenta tirá-lo de Clara, o seu desejo pelo QuebraNozes é tanto que Fritz e seus amigos fazem bagunça e amedrontam Clara. Na disputa pelo boneco acabam por quebra-lo. O tio por sua vez com mágica mostra a Clara que o boneco está perfeito novamente. Após uma noite de comemoração e muita dança os convidados se dispendem. Clara encantada com o Quebra-Nozes, cai no sono, em seu sonho ela vê a sala de visitas e a árvore de Natal, todos os objetos assumem uma aparência fantástica. Um rato sai de um buraco, seguido por vários outros ratos que correm por toda a parte. No silêncio da noite ouve-se o relógio bater, são meia-noite. A árvore de Natal começa a crescer e a se tornar mais e mais alta. Toda a sala está cheia de ratos e Clara fica terrivelmente amedrontada. O Rei dos Ratos entra em cena, mas o QuebraNozes liderando um regimento de soldados vem defender Clara. Com seu pequeno exército, ele parte para o ataque. Superando o medo Clara corre até o momento crucial da batalha e atira sua sapatilha sobre o Rei dos Ratos, salvando assim, o Quebra-Nozes. O Rei dos Ratos é vencido e desaparece com seu exército.

O Quebra-Nozes transforma-se num belo jovem e junto com Clara seguem para o reino das Neves, lá ela experimenta a sensação de dançar entre os flocos e se encanta com tanta graciosidade e leveza dos flocos de neve.

 

2º Ato Drosselmeyer mais uma vez aparece para conduzi-los a um outro lugar encantado, eles viajam em um trenó e vão parar numa ilha encanta

Todos estão felizes e dançam alegremente, mas chega a hora de partir e dá adeus a Fada açucarada e aos habitantes do Reino dos Doces.

O sonho está chegando ao fim, Clara, está acordando, o dia amanhecendo.

Ela se levanta e, ainda de camisola, abraça o Quebra-Nozes e vê que tudo não passou de um belo sonho.

E por falar em sonho, me senti em um ao conhecer de perto os solistas da Companhia.

 

E deste sonho eu não quero acordar!!!

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros