6 motivos que estão fazendo os seus cabelos ficarem fracos e quebradiços


 

 

São muitos os aspectos da nossa vida que podem afetar a aparência e a saúde dos nossos cabelos; desde a nossa alimentação até a forma como penteamos. Entretanto, essa condição não precisa ser definitiva e, com alguns cuidados, podemos restaurar os fios e conquistar o aspecto desejado. A Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Associação Brasileira de Restauração Capilar, listou alguns motivos e também certos cuidados para trazer a vida de volta aos fios:

Água muito quente: Banhos com água muito quente são inimigos da saúde dos fios. “A água quente demais desidrata a pele e a fibra capilar, levando a cabelos secos, fragilizados e suscetíveis à queda. Isso acontece porque a alta temperatura da água remove os óleos de proteção dos fios e abre os poros do couro cabeludo, fazendo com que este produza óleo em excesso para a reposição, o que causa danos à raiz e leva a ainda mais queda. Opte pela água mais fria ou morna na hora do enxágue”, explica e sugere a tricologista.

Lavar pouco o cabelo: “A invenção do shampoo seco trouxe a possibilidade de passar dias sem lavar o cabelo, mas é um recurso que deve ser utilizado com moderação. Isso porque o acúmulo do produto no cabelo pode causar caspa, além de entupir os folículos pilosos – o que dificulta o crescimento dos fios. Os cabelos podem, sim, ser lavados todos os dias. O shampoo seco deve ser utilizado apenas em dias em que não foi possível realizar a lavagem completa.”

Falta de cuidado com os cabelos molhados: Fios molhados ficam sensíveis à quebra, e por isso devemos ter cuidado ao escovar os cabelos ou enxugar de forma agressiva. “Ao lavar o cabelo, preocupe-se em desembaraçá-lo antes da secagem. No momento de secar com a toalha, faça movimentos suaves e, se possível, utilize uma toalha bem macia”, sugere.

Uso do secador sem proteção: “As altas temperaturas dos secadores, chapinhas e dos modeladores de cachos danificam as proteínas e deixam os cabelos frágeis. Uma vez que a cutícula esteja danificada, o equilíbrio de hidratação é perdido e seu cabelo fica mais propenso à queda. Limite o uso do secador a, no máximo, duas ou três vezes por semana, e utilize a opção de ar menos quente. Além disso, não deixe de utilizar protetor térmico para criar uma barreira defensora.”

Produtos fixadores: “Se os seus cabelos são frágeis, tenha cautela ao usar o spray fixador. Normalmente, esses produtos são ricos em álcool, o que torna o cabelo seco e quebradiço. Opte por soluções mais suaves, como os cremes, que mantêm a umidade do cabelo intacta e não criam atrito na hora da escovação.”

Dietas Radicais: Dietas restritivas ou alimentação nutricionalmente pobre fazem o organismo digerir a energia para funções essenciais de funcionamento do corpo. Por esse motivo, um dos principais sintomas físicos de uma alimentação deficitária é a queda de cabelos. “Opte por uma dieta saudável e repleta de proteína magra, como as encontradas nos peixes, frango, lentilha e feijão. Proteína é o ingrediente vital para os cabelos”, finaliza a Dra. Kédima Nassif.

FONTE: DRA. KÉDIMA NASSIF, Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros