Bem Estar: Da prevenção da celulite ao controle do apetite, 8 bons motivos para não esquecer de beber água


 

Que o consumo de água é fundamental para a saúde e para o bom funcionamento do organismo, não é nenhuma novidade. O que nem todo mundo sabe é porque ela é tão importante – a começar pelo nosso corpo, que é composto por mais de 60% de água, sendo que um adulto perde em média 1,5 litros diariamente.

“A água ajuda a manter a temperatura corporal estável e a evitar problemas como a desidratação e o mau funcionamento dos rins. Além disso, regula as reações químicas das células, elimina os elementos nocivos e lubrifica as articulações, fornecendo proteção para os tecidos”, explica a nutricionista Nadia Almeida, do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Assim como na saúde, a água também é fundamental para a beleza, como nos exemplos que a doutora Nadia cita abaixo e que valem ser lembrados cada vez em que pensar em pular um copo d’água.

FACILITA A DIGESTÃO
“A água ajuda na digestão de alimentos hidrossolúveis (alimentos solúveis em água), como frutas. Uma boa digestão melhora a absorção de nutrientes e acaba reduzindo a vontade de comer”, explica.
PREVINE A CELULITE
“Já que melhora a microcirculação e previne o acúmulo de toxinas, uma das causas da inflamação que provoca a celulite. Além disso, a água hidrata os tecidos, purifica a pele, realizando a drenagem natural dos tecidos.  MANTEM A TEXTURA DA PELE SAUDÁVEL 
“Enquanto os cremes conseguem atingir a camada superficial da derme, a água é capaz de hidratar as camadas mais profundas. As fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, dependem da água para a sua renovação e bom funcionamento”, explica.


É UM DETOX NATURAL
“Já que ajuda a eliminar toxinas do nosso corpo.”
CONTRIBUI PARA O EMAGRECIMENTO
“Porque aumenta a saciedade, além da água acelerar o metabolismo”, conta.
 SUAVIZA AS ARTICULAÇÕES
“Ajuda a hidratar as articulações. Imagine que suas articulações sejam esponjas, duas esponjas molhadas podem se mover mais facilmente do que duas esponjas secas e duras.”
 AJUDA A CONTROLAR O APETITE
“Porque acaba dando saciedade preenchendo espaço no estômago.”

MANTÉM UNHAS E CABELOS FORTALECIDOS
“Já que precisam estar hidratados para ficarem fortalecidos.”


Segundo a nutricionista, o consumo varia de pessoa para pessoa, mas a média diária gira em torno de 2 litros para mulheres e 3 litros para os homens. “Um dos fatores que podem alterar essa medida é o peso do indivíduo. Por isso, um cálculo foi criado para estimar o volume de água necessário para cada pessoa.”
A conta matemática considera que são necessários 35 ml de água para quilo de peso corporal, dessa maneira, é necessário multiplicar seu peso em quilo por 35 para obter o resultado em ml. Por exemplo: 60 kg X 35 = 2.100 ml ou 2 litros e 100 ml.
Como nem todo mundo tem facilidade em consumir água, a nutricionista sugere aromatizar a água com algumas gotas de limão, ou rodelas de laranja, raspas de gengibre ou folhas de hortelã para facilitar a sua  ingestão. Além disso, sucos e chás naturais podem complementar o consumo.

Fonte:

Site Chick

Texto: Mirella Mentone

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros