GUIA DE PINCÉIS! COMO ESCOLHER O IDEAL PARA CADA ETAPA DA MAKE E COMO LIMPÁ-LOS DE FORMA ADEQUEQUADA APÓS A UTILIZAÇÃO


Pensar em pincéis de maquiagem é pensar em uma enorme variedade, e pode ser desafiador para quem não é experiente no assunto, diferenciar a função de cada um. Mas com essas dicas que Daniele Carlim, instrutora do curso de maquiagem do Instituto Embelleze separou, vai ficar muito mais fácil de montar a make do dia a dia usando os produtos ideais, além disso, ela também dá dicas de como aproveitar a quarentena para fazer uma limpeza geral nos pincéis e deixá-los novinhos com produtos caseiros. 

Confira:

PINCÉIS PARA A PELE

BASE

Com as cerdas leves, macias e em formato circular, a instrutora ressalta que esse é o pincel ideal para espalhar suavemente a base pelo rosto, sem deixar marcado. “Esse formato é um dos mais usados, tanto por quem não tem muita prática como por quem já tem mais experiência, é um coringa”.

 

CORRETIVO

 
Seguindo o sentido das cerdas, com esse pincel é possível distribuir uniformemente o corretivo pela região dos olhos, deixando uma aparência natural. “Muitas pessoas costumam usar o próprio pincel do corretivo ou até mesmo aplicar com o dedo, mas com o uso do pincel chanfrado não há desperdício de produto”, complementa Daniele.
 
 
CONTORNO

 
Segundo Daniele, o pincel de contorno é diferenciado pela precisão que oferece ao ser usado em regiões como maxilar, testa e maçãs do rosto. “As cerdas são firmes e com um exclusivo corte ondulado, o que facilita muito na hora da aplicação, ainda mais para quem está começando a por em prática a técnica do contorno”.
 

 
O pincel para pó tem como principal característica o grande volume de cerdas e a maciez, para que ao aplicar o pó no rosto com ela, o produto espalhe bem e da forma mais natural possível. “Com esse tipo de pincel maior e com mais cerdas, não há acúmulo de produto, ou seja, a aplicação fica bem natural”.
 
 
BLUSH

 
A instrutora do Instituto Embelleze chama a atenção para o pincel chanfrado. “Muitas pessoas acabam usando para blush e bronzeadores o mesmo tipo de pincel que usam para o pó, mas o pincel chanfrado possui cerdas que depositam a maquiagem de maneira mais concentrada, por isso, para dar destaque ao colorido no rosto, é o indicado. Ao usá-lo o ideal é essencial prestar atenção na quantia que será depositada. Pela concentração de produto que ele absorve, uma dica é assoprar levemente o pincel antes de levar ao rosto”, comenta Daniele.
 
ILUMINADOR

Daniele ressalta que esse é o queridinho da vez. “O pincel leque pode ser usado tanto no rosto como nos olhos, o diferencial dele é possuir cerdas em duas alturas diferentes, o que o torna ideal para a aplicação de iluminadores em pó, deixando um efeito delicado. Além disso, ele também serve para tirar o excesso de pós faciais e sombras, dando o acabamento perfeito”.
 
PINCÉIS PARA OS OLHOS

SOMBRA E CÔNCAVO

Esse é o modelo de pincel mais indicado para a aplicação de sombra, tanto no côncavo como na pálpebra. Possuindo cerdas mais curtas e firmes com corte arredondado, ele se encaixa com mais facilidade nessas regiões dos olhos. “Para a região dos olhos e para construir uma sombra perfeita, é preciso ter um pincel desses no kit”, afirma a instrutora.

ESFUMAR

O pincel para esfumar possui cerdas mais longas e macias, além do corte arredondado, que se encaixam perfeitamente na área externa dos olhos e no côncavo, auxiliando de forma muito prática a construção do esfumado. Mas Daniele chama a atenção para não errar na hora da compra, “o pincel de esfumar pode ser confundido com o pincel para sombra e côncavo, mas uma dica é prestar atenção no comprimento das cerdas, o pincel para esfumar é menos achatado e mais macio”.

DELINEADO

O pincel chanfrado possui cerdas curtas e firmes, que facilitam a aplicação do delineador em gel. O corte permite um encaixe preciso nos olhos e assim, permite a construção de um delineado perfeito. “Costumo utilizar muito esse tipo de pincel no meu trabalho, pois além de facilitar a aplicação do delineador em gel, constrói uma maquiagem com muita precisão e não deixa falhas”, finaliza Daniele.

:: LAVANDO OS PINCÉIS

 
Pensando no que pode ser encontrado em casa, os produtos mais indicados são shampoo de bebê ou sabonetes neutros, o detergente também está incluso nessas opções.
 
Basta colocar a opção escolhida na palma da mão, molhar o pincel, de preferência em água morna, e fazer movimentos circulares delicadamente passando o pincel na palma da mão, é preciso vai repetir o processo até a água sair transparente, sempre deixando a água corrente cair para ir levando os resíduos embora.

Mas Daniele chama a atenção para o cuidado com a água. “É preciso tomar muito cuidado para não deixar a água entrar no cabo do pincel, isso pode danificar o acessório.
Deixe o pincel sempre virado para baixo”.

:: E AS ESPONJAS?

 
Não podemos nos esquecer delas, que também têm um papel importante na produção da maquiagem. “Basta mergulhá-las na água com o sabonete escolhido e ir apertando para a sujeira ir saindo, repita o processo até perceber que não tem mais resíduos no produto”, afirma Daniele.

 
:: HORA DE SECAR

 
Nessa hora, é importante ter paciência para que o processo de limpeza seja concluído com sucesso. “Deixe os pincéis e esponjas secarem naturalmente, coloque-os sobre um papel toalha e os deixe inclinados, para que a água não penetre no cabo. É importante não colocar no sol, pois as cerdas podem ressecar e danificar o produto”, enfatiza Daniele.

Outro ponto importante é não guardá-los caso ainda estejam úmidos, pois isso pode deformar as cerdas e acumular bactérias.

:: PERIDIOCIDADE

O tempo indicado para repetir o processo depende muito de quantas vezes os produtos são usados usa. Se o normal for uma vez por dia, realizar a limpeza a cada 15 ou 20 dias é o recomendado. Mas se trabalhar usando esses materiais, o ideal é que eles sejam limpos toda semana.

“Os pinceis usados em todo o rosto merecem maior atenção quando se trata de limpeza, pois acumulam mais resíduos, microrganismos e bactérias” finaliza Daniele.

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros