Saiba as causas e como tratar a flacidez leve, intermediária ou grave que atinge o corpo e rosto


Conforme envelhecemos, a pele do nosso rosto e corpo passa por uma série de alterações que podem causar desconforto estético para a grande maioria das pessoas, como a flacidez. “A partir dos 25 anos de idade nós começamos a sofrer uma diminuição na produção das fibras de colágeno e elastina, além de perda óssea da estrutura responsável por manter todo um conjunto de outros elementos em seu lugar, como os compartimentos de gordura, os músculos e a pele. Sendo assim, conforme essa perda do arcabouço ósseo ocorre, os outros tecidos, antes sustentados por ele, passam a ter dificuldade em se manter no lugar, o que provoca o surgimento da flacidez”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

E o envelhecimento natural não é a única causa da flacidez. O processo de emagrecimento, por exemplo, também pode tornar a pele flácida. “A perda de peso, principalmente em casos em que há diminuição expressiva na quantidade de gordura, causa a redução do volume que mantinha a pele esticada. Como resultado, o tecido cutâneo torna-se flácido e enrugado, aspecto que ainda é acentuado pelo fato de o processo de emagrecimento rápido levar a um aumento da produção de radicais livres, que causam danos nas fibras de colágeno responsáveis por sustentar a pele”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A flacidez também pode surgir após o fim da gravidez devido à redução repentina do volume que mantinha a pele esticada, principalmente quando a mulher dá à luz a múltiplos bebês. Mas a boa notícia é que é possível combater a flacidez facial e corporal com cuidados e tratamentos que vão variar de acordo com o grau da flacidez.

Flacidez leve

A flacidez de grau leve pode ser prevenida e reduzida através da adoção de cuidados básicos, como a prática regular de exercícios físicos, a adoção de uma alimentação balanceada, ingestão de uma quantidade adequada de água por dia e o afastamento de hábitos nocivos que podem acelerar o processo de envelhecimento, como o tabagismo. “No caso de quem deseja perder peso, mas quer evitar o surgimento de flacidez, é importante ressaltar que o ideal é que qualquer emagrecimento rápido ou que conte com perda ponderal de mais de 10% do peso corporal seja acompanhado de perto por um nutrologista. Apenas com mudanças no hábito alimentar e a prescrição individualizada de suplementos alimentares é possível minimizar o aspecto indesejado causado pela perda de peso”, alerta a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Além disso, a realização de uma rotina diária de cuidados com a pele também é fundamental na prevenção e tratamento da flacidez de grau leve. “Com relação aos cuidados diários, é fundamental limpar, hidratar e, principalmente, fotoproteger diariamente a pele. O índice mínimo de filtros solares recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é FPS 30, sendo que o produto também deve oferecer proteção contra a radiação UVA, que é a principal causadora do envelhecimento da pele e de alterações como manchas, rugas e flacidez”, recomenda a Dra. Paola Pomerantzeff. Na hora da hidratação, o ideal é procurar por cosméticos formulados com substâncias antioxidantes, hidratantes e estimuladoras de colágeno que confiram firmeza e sustentação ao tecido, como a Vitamina C, o Ácido Hialurônico e o Ácido Retinóico. Para a face, por exemplo, vale a pena apostar no Collagen Peptide, da Ada Tina Italy, um sérum anti-idade formulado com sete fatores anti-idade que rejuvenescem e reparam profundamente os danos acumulados na pele ao longo dos anos, auxiliando assim a suavizar os sinais de envelhecimento, reduzir rugas e linhas de expressão, melhorar a firmeza e luminosidade, clarear manchas e tornar a pele mais jovem. Já para o corpo, uma opção interessante é o Bio Flex, da Buona Vita, um neurocosmético multifuncional capaz de promover eliminação de gordura localizada, combate à celulite, redução da flacidez e prevenção de estrias graças à sua formulação rica em substâncias lipolíticas, drenantes e firmadoras.

Flacidez intermediária

A melhor maneira de dar fim à flacidez intermediária é apostar nos procedimentos estéticos minimamente invasivos. Por exemplo, quem sofre com flacidez facial pode optar pelo preenchimento injetável ou pelos bioestimuladores de colágeno. “Os bioestimuladores promovem uma hidratação profunda da pele, estimulando a produção de colágeno e, assim, melhorando a firmeza e a elasticidade da pele, além de diminuir a aparência das rugas. Já os preenchimentos com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio devolvem volume aos compartimentos de gordura e, consequentemente, sustentação à pele”, ressalta o Dr. Mário Farinazzo.

Para aqueles que preferem se manter longe das agulhas, a alternativa é o ultrassom microfocado DermAction que, em apenas uma sessão, promove melhora significativa no aspecto da pele facial através do estímulo de produção de colágeno. “O DermAction consegue atingir o músculo e enrijecê-lo. O músculo sofre uma contração imediata ao ser atingido pelos pontos de coagulação, o que produz um efeito lifting com melhora expressiva da firmeza, que pode apresentar evolução no período de três meses após o procedimento devido à produção contínua de colágeno.  Como o equipamento age de dentro para fora, sem atingir a epiderme, a recuperação é imediata”, diz o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Já para quem se incomoda com a flacidez corporal, a novidade é o Total Sculptor, único aparelho que associa o ultrassom macrofocado, que trata gordura e flacidez, com a radiofrequência multipolar para flacidez. “O ultrassom macrofocado do Total Sculptor atinge a derme de dentro para fora. O calor vem de dentro e estimula a derme, onde estão os fibroblastos responsáveis pela produção do colágeno. Já a radiofrequência aquece a derme de fora para dentro, causando contração com consequente estímulo da formação de novo colágeno. Ou seja, a derme é estimulada tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro”, afirma o Dr. Abdo.

Flacidez grave

Em casos de alto grau de flacidez, apenas a mudança no estilo de vida, a adoção de uma rotina skincare e a realização de procedimentos minimamente invasivos podem não ser suficientes, sendo necessária então intervenção cirúrgica. “Para o tratamento da flacidez facial, a melhor opção é o lifting, também conhecido como ritidoplastia, que pode ser realizada no terço superior, médio ou inferior da face visando o reposicionamento de tecidos como ligamentos, musculatura e pele, o que ameniza rugas, flacidez e vincos e recupera os contornos faciais. O objetivo é deixar o rosto com aspecto mais descansado, saudável e o mais natural possível, sem parecer que foi operado”, afirma a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Já o tratamento cirúrgico para a flacidez corporal vai depender do local onde se concentra o excesso de pele. Por exemplo, em casos de pele excessiva na região do abdômen, o tratamento mais adequado é a abdominoplastia. “A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que visa retirar o excesso de pele e gordura localizada, além de proporcionar a recuperação da firmeza dos músculos da região abdominal, resultando em uma barriga mais lisa e tonificada”, explica o Dr. Mário Farinazzo.

No entanto, antes de optar por qualquer procedimento, o mais importante é que você visite um profissional especializado. “São muitas as opções para o tratamento de flacidez e apenas o médico poderá realizar uma avaliação de sua pele para identificar o grau de flacidez e indicar o melhor tratamento para cada caso”, finaliza a Dra. Beatriz Lassance.

FONTES:

DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

MÁRIO FARINAZZO – Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br

DRA. MARCELLA GARCEZ – Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

DRA. BEATRIZ LASSANCE – Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery.

Tags:

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros