Saiba o que causa o escurecimento e manchas nas axilas e veja como tratar


 

O escurecimento das axilas, que são áreas de contato, pelo atrito frequente, pode ocorrer devido a uma resposta inflamatória que estimula a produção de melanina (hiperpigmentação pós-inflamatória). “O atrito frequente leva a um espessamento da pele, que acaba escurecendo. Isso pode ocorrer em qualquer pessoa, porém, aquelas que possuem síndrome metabólica (pré-diabetes ou diabetes) ou pele mais morena, são mais afetadas”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Outro motivo desse escurecimento é a depilação das axilas com cera e lâmina, um hábito frequente de muitas mulheres, que preferem evitar os pelos em regiões mais aparentes. “A depilação agride a pele, o que causa, como resposta, um processo conhecido por hipercromia pós-inflamatória. Neste processo, a pele machucada passa a produzir maior quantidade de melanina, provocando assim o aumento da pigmentação com consequente formação de manchas na área”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “De todo o material removido com a depilação, de 30 a 40% é pele. Isso gera uma inflamação, com produção de melanina, que causa mancha. Além disso, após a depilação, as pessoas ainda aplicam antitranspirantes comuns, que são feitos com sais de alumínio. Esse ingrediente possui pH ácido, o que aumenta ainda mais a irritação, a inflamação e a produção de melanina”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, pesquisador, Consultor em Cosmetologia e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.

Segundo a dermatologista Dra. Paola, a prevenção pode ser feita evitando o atrito, mantendo as axilas arejadas e diminuindo a frequência de procedimentos agressivos como depilação. “O ideal, seria a depilação a laser, que não agride a pele e resolve o problema definitivamente. Se não for possível, após a depilação “comum”, utilize produtos calmantes e reparadores”, explica a dermatologista.

Uma das novidades para tratar de maneira efetiva essas manchas é o laser de picosegundos Pico Ultra 300, considerado o tratamento padrão ouro. “Figurando entre os tratamentos mais eficazes para a uniformização do tom da pele, o Pico Ultra 300 é um laser ultrarrápido que trabalha com pulsos em picosegundos para garantir o tratamento de manchas, com alta segurança, menos dor e desconforto e número de sessões reduzidos”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão. Podendo ser realizado em todos os fototipos de pele, o Pico Ultra 300 age através de um efeito mecânico capaz de causar uma microfragmentação no pigmento responsável pela formação das manchas, que é então eliminado pelo organismo mais facilmente. “Uma das grandes vantagens do equipamento está justamente no fato de trabalhar por meio de reações fotoacústicas sem que haja conversão para um efeito fototérmico, o que possibilita o uso de energias altíssimas para potencializar resultados, mas com desconforto reduzido e sem risco de causar efeito rebote, com consequente piora da condição”, afirma o especialista. Pico Ultra 300 apresenta resultados já na primeira sessão, mas, no geral, são recomendadas de duas a quatro sessões, com intervalos mensais entre cada uma delas.

Outra alternativa é o laser Vektra QS. A tecnologia do laser Vektra QS, utilizada para tratar manchas, emite uma alta fluência com uma duração de pulso muito curta. “Ou seja, o dispositivo entrega uma alta energia em curtíssimo espaço de tempo. Como essa duração é menor que o tempo de relaxamento térmico do pigmento melanina, o laser consegue destruir o pigmento em micropartículas, o que facilita a eliminação pelo organismo”, explica o dermatologista Dr. Luis Henrique Moura, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O tratamento é indolor e o número de sessões varia entre três e seis sessões, dependendo da gravidade do quadro.

Por fim, a Dra. Paola explica que, existem também outros tratamentos, desde cremes clareadores até peelings. “A escolha vai depender com o grau de escurecimento, tempo de evolução e causa. Os resultados são individuais e variam de paciente para paciente”, finaliza a médica.

Fontes:

*DR. ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Membro da American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia. Professor universitário, Dr. Abdo Salomão Jr. ministra aulas nos principais congressos nacionais da especialidade. Além disso, já deu aulas na Austrália, Itália e Coréia do Sul. É uma referência em conhecimento de lasers e tecnologias para fins dermatológicos e estéticos. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

*LMG: A LMG é uma empresa que atua no mercado nacional tendo como objetivo de trazer soluções completas em equipamentos para tratamentos estéticos e dermatológicos. Os equipamentos respeitam os mais rigorosos padrões de segurança e qualidade estabelecidos por órgãos oficiais. Trata-se de uma empresa realmente comprometida, que vislumbra aumentar e melhorar o escopo de tratamentos. Laser, radiofrequência, cavitação e criolipólise em aparelhos consagrados como a Plataforma Solon e o Total Sculptor.

*MAURIZIO PUPO: Farmacêutico, Pesquisador, Consultor em Cosmetologia, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy. Professor e Palestrante, Maurizio é Especialista em formulações cosméticas avançadas e autor de vários livros na área cosmética, incluindo o livro “Tratado de Fotoproteção”, lançado em 2012 e considerado um dos livros mais completos sobre proteção solar da América Latina e do mundo.

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros