Ensaio aberto da ópera Don Giovanni 


 

A ópera Don Giovanni, obra-prima de Mozart, que estreia dia 28, às 20 horas, no Theatro Pedro II, também privilegiará a população com um ensaio geral aberto, nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, às 19 horas, que contará, prioritariamente, com a presença de alunos da rede pública de ensino estadual, estudantes de cursos de música, homens, mulheres e adolescentes atendidos em programas sociais e entidades assistenciais. 

A iniciativa da organização é democratizar o acesso à música clássica a pessoas em situação de fragilidade social e econômica, especialmente.

A distribuição dos ingressos se dará nesta ordem e os interessados devem fazer suas inscrições no site da Matiz Eventos(www.matizeventos.com.br).

A ópera- A Matiz Eventos elaborou o projeto e executa toda a produção artística numa parceria com a Fundação Dom Pedro II (Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto). O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC) – via Lei Rouanet – e apoiado por empresas e pessoas físicas de Ribeirão Preto e região.

Toda esta mobilização de talentos foi planejada e trabalhada por meses junto aos órgãos oficiais e apoiadores de cultura, fazendo no interior de São Paulo uma montagem criteriosa da lenda de Don Juan, que surgiu como um conto moral de advertência contra a vida desregrada. Como nenhum outro compositor até então, Mozart percebeu que, explorando a força emocional do canto, poderia infundir sangue e vida nos heróis da ópera tradicional, seja ela séria ou cômica. Os cantores-a­tores foram selecionados por um júri altamente qualificado. A primeira seletiva, em março, selecionou o barítono Camilo Calandrelli (Masetto) e a sopra­no Thayana Roverso (Zerlina).

“Don Giovanni” trata da história do galanteador espanhol conhecido pela fama de conquistador. A obra, que expõe a desor­dem dos afetos, ambientada em Sevilha, na Espanha do século XVIII, traz uma crítica social e sarcasmo misturando a comédia ao drama. Seu mote, que se desenrola em dois atos, se dá já na primeira cena, por conta da tentativa de estupro por parte de Don Giovanni à Donna Anna.

Os personagens vivem en­voltos em emoções e desejos violentos, tendo ainda como tema central o “don juanismo” clássico na psicologia moral com foco no enlouquecimento do desejo. Nes­te cenário, e apesar de escrita em 1787, encenada pela primeira vez no Teatro Di Praga, não poderia trazer à tona assunto mais atual.O tom cômico da peça se dá a partir da relação entre Don Gio­vanni e seu serviçal Leporello. A todo o momento o servo tenta alertar o patrão sobre os riscos que ele corre se envolvendo com mu­lheres casadas e donzelas, cujos pais juram morte ao sedutor a cada uma de suas investidas. É considerada uma das obras-pri­mas da história das óperas.

 O evento recebe o patrocínio das seguintes empresas: Usina da Pedro, São Martinho, Ambient, São Francisco Saúde, NTC Frotas, Pratinha, Santa Helena, Pinguim, UniDBSCO Grupo SEB, Instituto Ribeirão 2030 e Monreale Hotel Ribeirão Preto, com a realização do Fundo Nacional da Cultura, Matiz Eventos, Prefeitura de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Ministério da Cultura.

 

 Serviço – Ópera Don Giovanni
Ópera Don Giovanni
Data: estreia 28 de setembro, às 20 horas
Dia 30/09, às 18h
02/10, às 20h
Local: Theatro Pedro II-3977-8111
Ingressos(bilheteria do Pedro II e site ingresso rápido: 
Dia 26/09, às 19 horas
(ensaio aberto)
inscrições para este espetáculo: 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros