Museu de Arte de Ribeirão Preto recebe exposições dos artistas Marcelo Amorim e Vitor Cesar


 

O Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi promove duas exposições simultâneas, dos artistas Marcelo Amorim e Vitor Cesar, a partir de 15 de fevereiro até 10 de abril, ambas com visitação gratuita.

Exposição “Escola Normal” – Piso Superior do MARP

Marcelo Amorim explora a normatividade em imagens e textos a partir de livros didáticos brasileiros publicados entre as décadas de 1920 e 1950. O que aprendemos sobre as normas, estruturas e relações que organizam a sociedade durante todo o nosso processo de alfabetização na escola? Que visões de mundo estão presentes nos textos e imagens dos livros didáticos que nos ensinam a ler?

Esta é uma das muitas questões que atravessam a produção do artista goiano Marcelo Amorim em sua exposição individual “Escola Normal”, que reúne a produção do artista em forma de desenhos, vídeos e um livro de artista. A mostra e a programação têm a curadoria da educadora e escritora Valquíria Prates e do diretor do MARP Nilton Campos e reúne um recorte de trabalhos de diversas épocas.

Durante a exposição, serão realizados encontros de formação de professores, conversas, debates e outras proposições em torno dos assuntos suscitados pela mostra. Um grupo de educadores do MARP receberá escolas, grupos e outros visitantes para conversas diariamente.

Exposição “risco base móvel livro” – Piso Térreo do MARP

A exposição “risco base móvel livro” é do artista Vitor Cesar com a colaboração de Simone Moraes e Guilherme Pardini e é mais um dos desdobramentos do “Projeto Biblioteca Pedro Manuel-Gismondi”, do MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, como proposição da artista Simone Moraes, que se encontra em residência artística neste projeto desde 2017. 

A curadoria desta mostra é de Galciani Neves. O artista Vitor Cesar desenvolveu a exposição “risco base móvel livro” para o MARP com a construção de uma “base-móvel”, na qual estarão expostos vários livros do acervo MARP que permanecerão à disposição dos visitantes, para apreciação durante o período expositivo. Base-móvel é um projeto, que já vem sendo desenvolvido pelo artista desde 2002, sempre em parceria com instituições e outros artistas. E chega a Ribeirão Preto para propor diálogos e interações com narrativas presentes em livros.

Bate-papo no MARP

Tradicionalmente o MARP faz um bate-papo na manhã seguinte à abertura de exposição.
Presença do artista Marcelo Amorim, da curadora Valquíria Prates e do curador e diretor do MARP Nilton Campos, além da participação especial do artista Nino Cais (São Paulo-SP). No MARP, dia 16/02, às 10h.

Mais informações em:

www.ribeiraopreto.sp.gov.br/scultura/marp/i14marp.php ou https://www.facebook.com/marp.museudearte/

Agendamentos de grupos, entrar em contato com o MARP.

Serviço

– Exposição “Escola Normal” do artista Marcelo Amorim (Goiânia-GO / Vive e trabalha em São Paulo-SP).

– Exposição “risco base móvel livro” do artista Vitor Cesar (Fortaleza-CE | Vive e trabalha em São Paulo-SP) com a colaboração de Simone Moraes (Ribeirão Preto-SP | Vive e trabalha entre Goiás e São Paulo) e Guilherme Pardini (Botucatu-SP | Vive e trabalha em São Paulo-SP).

No MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Abertura dia 15/02/2019, às 20h30
Rua Barão do Amazonas, 323, Ribeirão Preto-SP
Visitação a partir do dia 16/02, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 12h às 17h.
Aos domingos e do dia 02/03 ao dia 06/03, o Museu não estará aberto à visitação.
Informações e agendamento no MARP (16) 3635 2421 / 3941 0089

Os projetos são realizações do MARP, da Secretaria Municipal da Cultura / Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e contam com o apoio da AAMARP – Associação de Amigos do MARP.

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros