49ª Feira do Livro Espírita de Ribeirão Preto


 

 

 

Instalado no tradicional quarteirão paulista, ao lado do Theatro Pedro II, na Rua Álvares Cabral, 322, o Centro Cultural Palace sedia, pela segunda vez consecutiva, a 49ª edição da Flerp – Feira do Livro Espírita de Ribeirão Preto. O evento acontece de 26 de setembro a 1º de outubro e de 3 a 8 de outubro, com todas atividades abertas e gratuitas. Neste período, a feira vai funcionar de segunda a sexta das 9h às 20h, e aos sábados das 9h às 12h.   

O novo local da Flerp, que até a 46ª edição era realizada na Praça Carlos Gomes ou na Esplanada do Theatro Pedro II, foi aprovado pelos visitantes e voluntários da edição anterior. “A nova estrutura que estamos contando novamente foi muito adequada para o formato da feira, pois o Centro Cultural Palace proporciona mais conforto e segurança a todos os envolvidos”, explica Mario Gonçalves, diretor do Departamento do Livro da USE Ribeirão Preto – Órgão da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

 

 

Segundo o presidente da USE RP, Pascoal Bovino, a feira vai oferecer todos os gêneros da literatura espírita, com obras filosóficas, estudos científicos, contos, romances, poesias, infantojuvenis e outros. “A ideia é que o público tenha um acervo diversificado de títulos espíritas à disposição, para poder aprofundar o estudo da doutrina espírita, bem como temos intenção de formar leitores para a reflexão de assuntos pertinentes ao Espiritismo e aos valores humanos embutidos na busca da religiosidade”, explica o presidente.

 

 

“Teremos mais de 700 títulos à disposição da população nos estandes da feira. Nosso objetivo é atender a aqueles que já são espíritas, bem como aos interessados em conhecer o Espiritismo”, acrescenta Mário Gonçalves.

 

Durante a Flerp, os frequentadores também vão encontrar oportunidades únicas para adquirir novas obras.

Já são tradicionais no evento, as vendas com descontos em diversos livros, com destaque nesta edição para a obra de Allan Kardec, um influente educador francês do século XIX, autor, codificador do Espiritismo, entre outros escritos.

 

Programação cultural

Além de fomentar na população o interesse pela leitura por meio de livros temáticos, a 49ª Flerp também terá uma programação de atividades voltadas ao debate e a reflexões sobre o Espiritismo. Logo na abertura, no dia 26, às 18h30, o público vai contar com o lançamento do livro “Jesus em Convites – Vivência”, de Leda Marques Bighetti, seguido de apresentação de música instrumental (teclado), com a participação de Carla Alyria. No dia 27 (terça-feira), a partir das 19h, a música rouba a cena com apresentação do Coral Santo Agostinho, sob regência de Bruno Assis, às 19h.

No dia 28 (quarta), o público poderá conhecer mais e debater sobre a obra “Céu e Inferno”, a partir das 19h, com André Zolla, que tratará do tema “A carne é fraca – estudo fisiológico e moral”. No dia 29 (quinta), às 19h, é a vez do Coral do Centro Espírita Batuíra se apresentar, sob regência de Maria Alice Pizzato. No dia 30 (sexta), entra em estudo, a partir das 19h, o “Livro dos Médiuns”, com a expositora Marcia Pacciulio com foco no tema “Obsessão – Causas e meios de combatê-la”.

No sábado (1º/10), a partir das 10h, acontece a abertura da exposição “Manuscritos de Kardec” e lançamento de “A obra esquecida de Angeli Torteroli” de Adair Ribeiro. Também serão oferecidas apresentações com Nélida Nery Paterno ao teclado e Therezinha de Biaggi, no acordeão. Depois, às 14h, será promovido o Estudo On-line do Departamento Espiritual na Casa Espírita com Walteno Silva sobre o tema “Sexualidade”, no YouTube da USE Intermunicipal RP.

A programação infantil ganha espaço no domingo (2/10) com atividade Domingo Feliz que acontecerá na Unificação Kardecista, na Rua Mariana Junqueira, 504. Neste dia, o Centro Cultural Palace estará fechado.

Durante a semana de 3 a 8 de outubro, o público pode visitar as duas exposições culturais da feira: “Há dois mil anos” e a “Manuscritos de Kardec”, bem como aproveitar a programação de palestras, lançamentos de livros e apresentações musicais, com destaque para o Sarau com artistas espíritas no sábado (8/10), a partir das 10h30, no Centro Cultural Palace.

O projeto permanente da USE, a “Bibliotroca” também está na programação da 49ª Flerp. Trata-se de um espaço para a doação e troca de obras espíritas, que estará localizado na Esplanada do Theatro Pedro II. “Para realizar a troca, basta levar um livro espírita em bom estado de conservação e retirar outra obra de interesse. Neste mesmo ponto, o visitante que não tiver um livro em mãos, pode escolher um gratuitamente”, explica Mário.

Mais informações

As atividades da Feira do Livro Espírita seguem até o dia 8 de outubro e acontecerão no Centro Cultural Palace, Rua Álvares Cabral, 322. Exceto o estudo que será realizado Departamento de Atendimento Espiritual na Casa Espírita, dia 01/10, 14h, que será on-line, e o Domingo Feliz, dia 02/10, às 9h, que acontecerá na Unificação Kardecista – Rua Mariana Junqueira, 504 – Ribeirão Preto SP.

 

Confira a programação completa:

26/09 – 18h30: Abertura da 49ª FLERP e da Exposição “Há 2.000 anos”

Lançamento do livro “Jesus em Convites – Vivência”, de Leda Marques Bighetti

Música instrumental com Carla Alyria (teclado)

27/09 – 19h Apresentação do Coral Santo Agostinho – Regente: Bruno Assis 

28/09 – 19h Livro do dia:        O Céu e o Inferno

Expositor:    André Zolla

Tema:         A carne é fraca – Estudo fisiológico e moral

29/09 – 19h Coral do Centro Espírita Batuira – Regente: Maria Alice Pizzato 

30/09 – 19h Livro do dia:O Livro dos Médiuns

Expositor:    Marcia Pacciulio

Tema:         Obsessão – Causas e meios de combatê-la

01/10 – 10h Abertura da Exposição Manuscritos de Kardec 

Lançamento do livro “A obra esquecida de Angeli Torteroli” de Adair Ribeiro

Música instrumental: Nélia Nery Paterno (teclado) Therezinha de Biaggi (acordeon)

01/10 – 14h Estudo do Departamento de Atendimento Espiritual na Casa Espírita

Expositor:    Walteno Silva – de Walteno Silva

Tema:                   Sexualidade

on-line:                  Youtube da USE Intermunicipal Ribeirão Preto

02/10 – 9h   Domingo Feliz – Programação infantil

Local: Unificação Kardecista – Rua Mariana Junqueira, 504 – Ribeirão Preto SP

03/10 – 19h Livro do dia:        O Evangelho Segundo o Espiritismo

Expositor:  Paulo Catanoze

Tema:         O Cristo Consolador

04/10 – 19h Música instrumental com Patrícia Aparecida de Carvalho (piano) Riane Benedini Curi (transversal flauta)

05/10 – 19h Livro do dia:        O Livro dos Espíritos

Expositor:    Tácito Sgorlon

Tema:                   O Livro dos Espíritos, passado, presente futuro

06/10 – 19h Coral do Grupo Espírita Chico Xavier – Regente: Carla Alyria 

07/10 – 19h Livro do dia:        A Gênese

Expositor:    Edegar Tão

Tema:         O Bem e o Mal

08/10 – 10h30       Sarau com artistas espíritas

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros