AROMATERAPIA: LAVANDA AUXILIA NA REDUÇÃO DO ESTRESSE


Responsável por ativar memórias, alguns aromas também têm o poder de mexer com as nossas emoções, afinal a resposta olfativa está diretamente ligada ao centro emocional do cérebro, desencadeando uma variedade de sensações ao nosso corpo.

Considerado uma porta de entrada, ao sentir determinados cheiros, o nariz envia automaticamente informações para o bulbo-olfatório, que as transmite ao sistema límbico, responsável por emoções e comportamentos.

Nesse contexto, um odor que se destaca no quesito de proporcionar sensações está o óleo de lavanda. “Ele é extremamente delicado e não irrita a pele. Sem contar que apresenta propriedades calmantes e relaxantes. Por isso, despejar o óleo de lavanda em um difusor junto a um pouco de água é uma ótima opção para quem busca momentos de bem-estar. Além disso, é muito útil para massagens, graças a sua ação que diminui a tensão muscular”, comenta Bruna Souza.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) com 36 estudantes, em idades entre 18 e 29 anos, constatou a eficácia dos aromas na diminuição dos níveis de estresse. Do total de alunos, metade realizou o tratamento com o odor de lavanda, enquanto a outra metade não. Com isso, notou-se que no primeiro grupo houve uma redução de, aproximadamente, 24% em relação ao estresse e 19% no que diz respeito a ansiedade.
Já no segundo, houve redução somente do nível de estresse, o equivalente a 11%.

Além de todos esses benefícios, a lavanda auxilia ainda nos cuidados com o distúrbio do sono, já que atenua a sensação de agitação, e no alívio dos sintomas da TPM e menstruais.

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros