Bem Estar : Consultoria do sono infantil ajuda bebês a dormirem melhor


imagem_release_846980

Foto:banco de imagens – internet

 

Dormir é uma necessidade vital e importantíssima para o desenvolvimento das crianças. O ato de dormir é um comportamento, por isso é necessário ensinar os bebês, assim como os ensinamos a andar, falar e comer.  Lidar com o sono é considerado o maior desafio da maternidade e por isso, muitos pais têm recorrido a consultoria de sono infantil, que ajuda a criar novas rotinas, dando apoio e direcionamento para um sono mais saudável.

imagem_release_846979 (1)

Larissa Pignata Foto: Ana Falcão

Larissa Pignata, Consultora do Sono Infantil e PNL (Trainer Master Pratictioner em programação neurolinguistica) já atuava como consultora materna e doula e sentiu a necessidade de saber mais sobre a rotina do sono quando foi questionada por uma mãe sobre o que ela poderia fazer para que a filha passasse a dormir à noite. “Ela me perguntou: será que é algum problema emocional, ela precisa de algum tratamento? E eu não tinha essa resposta e a partir daí eu comecei a observar como era o desafio do sono para muitas mães. Com o objetivo de ajuda-las passei a estudar o assunto, fiz cursos, me especializei e comecei a atuar também como consultora do sono infantil”, explica Larissa.

O papel da consultora é orientar e capacitar os pais promovendo um ambiente saudável para melhorar a qualidade de sono do bebê e consequentemente familiar, tranquilizando os pais e dando todo o apoio necessário. A família normalmente já sabe na teoria o que deve fazer, porém o lado emocional, a exaustão familiar, o estresse, a privação de sono é sempre um fator limitador. “Ensinar o bebê a dormir com a família já exausta é um grande desafio, mas é possível. Na consultoria do sono, nós analisamos individualmente cada família, cada bebê, cada comportamento, para que possamos identificar a necessidade de cada um e orientar cada família a lidar com o sono do seu bebê de forma singular. Entender que os bebês são pessoas únicas e diferentes umas das outras é um grande passo para aprender a lidar e saber como ensinar ele a dormir melhor”, esclarece a consultora.

O bebê pode receber a consultoria do sono, o acompanhamento a implementação de rotina a partir dos 3 meses, porém quanto antes a família começar a se organizar, melhor.  Antes dessa idade os pais já podem receber orientações de como preparar um melhor ambiente para essa criança, como lidar com o choro e como identificar alguns sinais para construir o melhor ambiente possível para ela. Larissa ressalta que a consultoria não compactua com o método de deixar o bebê chorando no berço, em hipótese alguma. “Somos defensores da teoria da extero-gestação, que significa dar continuidade da gestação fora do útero. Recomendamos o colo para o desenvolvimento da criança, onde ela encontra conforto e proteção para se acalmar” conta Larissa.

A consultoria do sono é comportamental, sem nenhuma interferência clínica. Qualquer situação que não seja uma questão de comportamento, é encaminhada ao profissional adequado, capacitado e especializado no assunto. Não são dados diagnósticos, nem receitados remédios. A mãe preenche um questionário de onde é possível entender a rotina da casa, os hábitos da família e suas particularidades. O próximo passo é agendar uma consulta que pode ser presencial ou virtual, onde os pais recebem um embasamento teórico para mostrar o que deve ser mudado e como podem ser feitas essas mudanças utilizando as técnicas e ferramentas da consultoria do sono infantil. “Esse processo do sono do bebê dura 30 dias. Se a mãe tem bastante disciplina, ela pode ter somente a consulta e fazer o processo do sono por conta. Ela recebe uma apostila, um estudo do sono do filho, as técnicas ideais para a mudança de comportamento. Ou ela pode ter o acompanhamento por 30 dias, que inclui três consultas e suporte online para quando ela precisar tirar dúvidas”, explica a consultora.

Com toda a família dormindo melhor, passando a ter uma rotina adequada, todos convivem com mais qualidade, com mais diálogo, e isso traz relacionamentos mais saudáveis. O bebê sente-se mais seguro, mais confiante e principalmente mais amado. Os pais possuem mais dialogo e tempo a sós, para assistir filme, namorar, se curtirem, saírem, viajar em família. E o mais importante o bebê além de se sentir respeitado ele cria mais confiança em quem cuida dele, gerando mais vínculo e aceitando a rotina e as mudanças com seus pais.

A consultoria do sono infantil pode ser feita presencialmente e também à distância, sendo as consultas em vídeos e o acompanhamento pelo whatsapp. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (16) 99605-5333 ou pelo site www.vidanoventre.com

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros