Chocotone Funcional


 
INGREDIENTES:

200ml de água morna
2 xícaras de farinha de arroz integral ou farinha de sorgo
20g de fermento instantâneo (fermento para pão)
100g de polvilho doce
70g de fécula de batata
120g de açúcar de coco (ou mascavo ou demerara)
20g de semente de chia
10g de goma xantana
3 ovos orgânicos da Fazenda da Toca
½ xícara de óleo de coco
1 pitada de sal marinho moído
150g de pedaços de chocolate 70% cacau — sem açucar, sem leite, sem glúten — ou frutas secas de sua preferência
1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja

MODO DE PREPARO:
Misture delicadamente metade da quantidade da farinha de arroz integral, o fermento instantâneo e a água morna (se estiver muito quente vai “matar” seu fermento — a fermentação não vai acontecer de forma correta). Coloque na batedeira na velocidade mais baixa. Depois que incorporar todos os ingredientes, deixe a massa descansar em um bowl coberto com um pano de louça limpo e úmido, levando ao local mais quente da sua cozinha.

Após essa 1 hora, peneire o restante da farinha de arroz, o polvilho, a fécula de batata, o açúcar de coco e a goma xantana. Coloque no bowl da batedeira e misture com a velocidade mais baixa. Acrescente aos secos, os ovos inteiros e o óleo de coco (liquido). Misture bem. Acrescente aqui a massa que ficou crescendo por 1 hora, delicadamente, na velocidade mais baixa da batedeira. Após as duas massas estejam bem incorporadas, acrescente as raspas da laranja, o sal e o chocolate em pedaços. Distribua em 2 formas grandes de panetone ou em 8 pequenas. Deixe descansar por 40 minutos na própria forma. Leve ao forno pré-aquecido em 150ºC por 40 minutos. Se quiser, derreta um pouco de chocolate e passe em cima.

 
Chef Funcional Lidiane Barbosa
A chef, trocou uma especialização com foco na carreira jurídica pelo curso de técnicas em gastronomia na Escola de Restauració I Hostalatge, de Barcelona, em 2002.

Não demorou muito para ela mergulhar de cabeça na gastronomia funcional. Fez pós-graduação e outras especializações na área. Em 2015, teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos estudando na Le CordonBleu, em Paris. Estudou no Natural Gourmet Institute, em Nova York, Escola Jamie Oliver, em Londres e Matthew KenneyCulinarySchool em Venice Beach.Lidiane tem como “bandeira” a disseminação da comida “de verdade”, o uso de ingredientes integrais, frescos e orgânicos, incentivo ao produtor local, a utilização das plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a socialização por meio da comida. É também especialista em gastronomia sem glúten e sem outros alergênicos.

A chef é requisitada para consultorias a restaurantes e bistrôs pelo Brasil. No currículo, são 16 estabelecimentos em Belém, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo etc. Ela também viaja o país comandando cursos e workshops de gastronomia funcional. Já foram mais de 400 cursos e palestras, 80 cidades e um total de mais de 40 mil alunos.É autora das receitas do livro “Vó Leninha e … O Aniversário de Isabela”, primeira publicação brasileira com preparações funcionais voltada para crianças, em parceria com uma escritora de Santa Catarina Presidente e Idealizadora do Projeto Crescer e Semear (desde 2015), realizado pela ONG — Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves, também presidido pela mesma, que só em 2018 está alcançado 4500 crianças, 50 merendeiras de 13 escolas públicas da cidade de Blumenau/SC.

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros