Com formato híbrido, Comida di Buteco teve inicio no último dia 30 em Ribeirão Preto


 

Os amantes de petiscos e cerveja já podem comemorar, nesta sexta-feira (30), começa o Comida di Buteco, concurso gastronômico que elege o melhor buteco do país. Desta vez, a edição será feita de modo híbrido, e os fãs dos bares de Ribeirão Preto poderão experimentar as comidas no estabelecimento, por delivery, ou buscando no local, no formato “para levar”. Seguindo a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações dos botecos, os petiscos de 2021 terão um preço fixo de R$ 27,00.

 

O concurso, que tem como missão “transformar vidas através da cozinha de raiz” acontece até o dia 22 de agosto. O tema da competição será o mesmo que estava previsto para a edição adiada em 2020: os petiscos concorrentes terão que ter alguma raiz ou tubérculo na receita e, se possível, uma apresentação relacionada às “raízes” do bar, isto é, à história do estabelecimento. Os vencedores serão escolhidos por um grupo de jurados.

 Além do tradicional concurso, o Comida di Buteco trará a campanha “Salve os butecos” para arrecadar recursos para os bares por meio de produtos, bonificações e contribuições para distribuí-los igualmente entre os estabelecimentos participantes em todo o Brasil. Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. O acompanhamento das doações será através do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br. A conta para doações é: Banco Santander 033, Agência: 1595, Conta número: 130023050 – Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA, CNPJ: 06.204.569/0001-55.

 

 De acordo com Filipe Pereira, organizador do Comida di Buteco, a missão do concurso de transformar vidas através da cozinha de raiz se faz mais necessária do que nunca. “Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares chamados ‘butecos’ já era o nosso propósito, com pandemia se tornou urgente. O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foram um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. Prova disso é que 30% dos botecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas nesse último ano”, comenta.

 

 

Buteco com “u” – Perfil dos participantes 

 

Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do concurso como “espontâneos”, ou seja, estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes, outras pessoas da família também trabalham no local.

 

Como funciona?

 

O público e um corpo de jurados visita, vota, e elege o campeão avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e o voto dos jurados os outros 50%.

Vale lembrar que a votação popular se restringe a quem consome no local, uma vez que a avaliação é mais ampla, com critérios que não se limitam à comida.

 

Horário de funcionamento

 

Os botecos participantes estão sujeitos às regras de funcionamento dos bares determinada pelos governos municipais. Todos foram orientados a cumprir rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento.

 

Confira lista de botecos, petiscos e endereço

Aquíferos Bar – “Escondidinho du Rei”

Endereço: Rua Francisco Torrecilhas, 199 – Jardim Interlagos

 

Bar da Dona Celina – “Raiz da casa”

Endereço: Rua José Aissum, 125 – Parque dos Bandeirantes

 

Bar do Gil – “Petisco da Chefe”

Endereço: Rua Franca, 432 – Jardim Paulista

 

Bar do Jefferson – “Barquete Libanesa”

Endereço: Rua Edgard Patrick, 20 – Jardim São José

 

BarBaridade – “Chalana Gaúcha”

Endereço: Rua João Bim, 712 (esquina com Rua Patrocínio, cruzamento de seis esquinas) – Campos Eliseos

 

Buteco da Lu – “Croquete de cará da Lu”

Endereço: Rua Altiva de Faria Chaves, 435 – Lagoinha

 

Dimais Espetos Bar – “Sabor da raiz”

Endereço: Rua Antonio Fregonese, 676 – Jardim Manoel Penna

 

Empório Brasília – “Dupla de raiz”

Endereço: Rua Florêncio de Abreu, 1059 – Centro

 

Empório Mobiglia – “Tá na Tábua”

Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1136 – Centro

Espeto do Geraldo – “Brusfake”

Endereço: Rua Humaitá, 522 – Santa Cruz

Fazendeiro Grill – “Shoga caipira”

Endereço: Rua Henrique Dumont, 1265 – Jardim Paulista

Garrafão Studio Bar – “Bolinho da Vó”

Endereço: Rua Doutor Soares Romeu, 11 – Jardim América

Hocus Porcus – “Bolinha Pig Pong”

Endereço: Rua Marcondes Salgado, 709 – Centro

Spettus Bar – “Costela de Adão”

Endereço: Avenida Luiz Galvão Cesar, 1695 – Parque das Andorinhas

Spetus di butecus – “Hambúrguer atolado”

Endereço: Avenida Independência, 3627 – Jardim California

Sprint Bar – “Calotinhas”

Endereço: Rua Benedita Rodrigues Domingos, 640 – Lagoinha

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros