Corrida/Caminhada Outubro Rosa: evento faz alerta que pode salvar vidas


 

Corrida/Caminhada Outubro Rosa acontece no dia 21 de outubro no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. Crédito: Rafael Cautella.

Começou oficialmente no dia 1 de outubro, em diversos países do mundo, o Outubro Rosa um mês dedicado à conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O médico oncologista Diocésio Andrade, diretor técnico do InORP/Grupo Oncoclínicas, faz um alerta sobre a detecção da doença em seu estágio inicial e afirma que, no Brasil, serão 60 mil novos casos de câncer de mama este ano. “O diagnóstico precoce continua sendo decisivo para o sucesso no tratamento”.

Como parte desta campanha, em busca do engajamento de homens e mulheres ribeirão-pretanos e de toda região, acontece no dia 21 de outubro, no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, a 5ª Corrida Caminhada Outubro Rosa. A prova terá largada às 8h, com opções de 3 km de caminhada ou 5 km de corrida.

“O objetivo é levantar a bandeira da causa e chamar a atenção para que as mulheres façam regularmente os exames indicados e que todo o público envolvido – homens, mulheres e crianças – adote hábitos saudáveis, incluindo atividade física regular e alimentação equilibrada, que estão entre as formas de prevenção de vários tipos de câncer entre outras doenças”, reforça o médico.

Informações importantes sobre o câncer de mama e inovações

– Atualmente a mamografia e exames regulares realizados por um profissional da saúde são os métodos mais indicados para a descoberta da doença.

– O autoexame, de acordo com o INCA, não pode ser uma estratégia isolada de detecção da doença. A partir dos 40 anos toda mulher deve fazer regularmente a mamografia. Para aquelas que têm casos de câncer de mama na família, os exames devem começar mais cedo, seguindo orientações médicas.

– Entre os fatores que aumentam o risco do desenvolvimento da doença estão: fatores genéticos, idade, história reprodutiva, fatores comportamentais – como sobrepeso e consumo de álcool, entre outros.

– Outro dado de alerta é que 1% dos casos atinge o público masculino. E, por desconhecimento, geralmente nos homens a doença é descoberta em estágio avançado.

– Após o diagnóstico, a equipe médica analisa o tratamento mais indicado para cada caso. Para quem vai passar pelo processo de quimioterapia, uma forma de amenizar a queda de cabelo – um dos efeitos colaterais – é a crioterapia. O procedimento diminui as chances de queda de cabelo durante o procedimento graças ao uso de uma touca que resfria o couro cabeludo. Em 50% dos casos os pacientes relataram diminuição da alopecia. Em Ribeirão Preto a crioterapia está disponível no InORP/Oncoclínicas.

Inscrições

As inscrições para a Corrida/Caminhada Outubro Rosa estão abertas pelo site www.outubrorosa.net.br em seu último lote.

O evento tem realização do InORP/Grupo Oncoclínicas, organização da ARS Eventos e Consultoria Esportiva e conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, da Secretaria Municipal de Esportes e da TRANSERP – Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto.

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros