Dos blends tradicionais aos com ingredientes inusitados, Craft Beer consolida Ribeirão Preto como polo cervejeiro


Frutas vermelhas, avelã, café, chocolate.

Os blends variam, mas a unanimidade é que Ribeirão Preto se tornou um verdadeiro polo cervejeiro, sediando cervejarias artesanais e com um público ávido por experimentar rótulos diferenciados desta bebida milenar.

E no último final de semana, o festival Craft Beer foi mais uma prova disso. 

Reunindo 16 cervejarias locais e convidadas – sendo 12 da cidade – e mais de 80 rótulos diferentes, o evento atraiu mais de 4 mil pessoas que puderam conferir e experimentar os blends propostos pelos cervejeiros em uma estrutura montada com exclusividade no estacionamento do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. 

O evento sediou, inclusive, lançamentos.

Entre os destaques, a Fruit Beer da cervejaria Wolfs Bier, que leva morango, framboesa e amora in natura na receita. Já a Lund apresentou a Lund Avelã. De acordo com Bruno Garrefa, mestre cervejeiro, “ela é uma cerveja lager com 5 maltes e 3 lúpulos, além do ingrediente especial que é a pasta de avelã. Ela é uma cerveja para o paladar de quem está iniciando na cerveja artesanal e também para quem já está tomando cervejas mais fortes, e não tem restrição de estação”.

 

 De Brotas, a Brotas Beer trouxe entre as novidades para o Craft Beer, a Dry Stout, uma ale encorpada com café, malte torrado e chocolate. Também marcou presença a Da Roça, da cervejaria Cigana, de Jaboticabal, que traz amendoim em sua composição, homenageando a região produtora. 

 

 “O festival evidenciou a alta qualidade das cervejas artesanais produzidas em Ribeirão e até no estado de São Paulo. Existe um público ávido por este consumo e disposto a ter novas experiências”, explica Daniel Moreira, organizador do evento, da empresa Dtrip.

 

Concursos Cervejeiros

Durante o festival Craft Beer Ribeirão aconteceu também a 10ª edição do concurso South Beer Cup, que premiou a melhor cerveja da América Latina. Foram 100 cervejarias independentes e vencedoras de concursos internacionais participantes de diferentes países. O primeiro lugar ficou com a Cerveceria Charlone, da Argentina. E a brasileira melhor colocada foi a ribeirão-pretana Walfanger, com medalha de bronze.

 

Outra premiação que aconteceu foi a 1ª edição da Copa Paulista de Cerveja, voltada especialmente aos produtores estaduais. A Cervejaria Walfanger de Ribeirão Preto, ganhou ouro e concorreu com mais de 80 cervejarias inscritas. As vencedoras receberam medalhas e os famosos selos de consagração utilizados nas bebidas de categorias premiadas. 

 

Na Copa Paulista de Cerveja, algumas das cervejarias que estavam presentes no Craft Beer também foram premiadas, como as ribeirão-pretanas Martinica, Maltesa, Invicta, SP 330 e Wolfs Bier, além da Cervejaria BR Brew (Sertãozinho) e Brotas Beer (Brotas).

 

Confira o resultado geral abaixo:

10º South Beer Cup

Ouro – Cerveceria Charlone

Prata – Cerveza Jabalina

Bronze – Cervejaria Walfanger (Brasileira – Ribeirão Preto)

 

1ª Copa Paulista de Cerveja

Ouro – Cervejaria Walfanger (Ribeirão Preto) 

Prata – Cervejaria SP 330 (Ribeirão Preto)

Bronze – Brew Center Cervejas Especiais (Ipeúna)

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros