Evento reúne profissionais renomados para discutir as novas ferramentas para a sustentabilidade na arquitetura moderna


O Clube Mais promoverá no dia 19 de março, o 4º Fórum de Palestras, maior encontro de profissionais e estudantes de arquitetura e design da região, que irá discutir as novas ferramentas para a sustentabilidade em design, arquitetura e paisagismo. O evento terá início ao meio dia e contará com a presença de Hugo França, Ricardo Julião, Ricardo Cardim e Lair Reis, no espaço Le Jardin.

As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita para associados do Clube Mais, grupo formado por empresas de Arquitetura, Engenharia e Design de Ribeirão Preto. O evento busca proporcionar um encontro de conhecimento e reflexão, com a troca de experiências entre palestrantes e profissionais da área.

“O intuito é despertar a consciência sustentável nos profissionais e mostrar que é possível desenvolver boas práticas na hora de construir sem alto custo. Essa é a nova realidade de todo o mundo e precisamos utilizar essas ferramentas para garantir um futuro melhor a todos”, explica Elaine Criscuolo, presidente do Clube Mais.

Para estimular o conhecimento, a cultura e a solidariedade, o Clube Mais promove um movimento em que os convidados devem levar um livro de sua preferência para trocar com outro convidado. Além disso, todos deverão levar três alimentos não perecíveis para o Corassol.

O Fórum de Palestras é patrocinado pelas empresas que compõem o Clube Mais. São elas: Blim Blim Fechaduras, Casa Verão, Conceito Iluminação, Duo Deca, Florense, Hipervidro, Márcia e Heloisa, Moldura Minuto, Neoside, Portobello Shop e Vivenciere.

imagem_release_384918

Ricardo Julião

 

Ricardo Julião
Com trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior, o escritório Julião & Arquitetos associados possui 37 anos de experiência, reúne aproximadamente 500 projetos em seu portfólio, desenvolvidos em mais de 2 milhões de metros quadrados.  Entre os trabalhos desenvolvidos, Julião projetou a FAAP de Ribeirão Preto e atualmente recebeu o selo do 1º Centro Esportivo do Brasil a receber certificação LEED® NC-GOLD – sistema de certificação americano, reconhecido internacionalmente para edificações “Green Building”, com o Centro de Desenvolvimento Esportivo do Bradesco.

imagem_release_384951

Hugo França

Hugo França é conhecido por suas esculturas mobiliárias de natureza monumental. Sua obra passeia entre o artístico e o utilitário, contando um pouco da história do Brasil. Seu nome figura entre os mais conceituados do design contemporâneo nacional, além de fazer sucesso também no exterior, representado em Nova Iorque pela R20th Century Gallery. Não há como falar do trabalho de Hugo França sem mencionar sua história de vida. A carreira desse designer gaúcho teve início nos anos 90 durante o tempo que morou em Trancoso, no sul da Bahia, onde percebeu o grande desperdício na extração e uso da madeira. A trajetória profissional foi incentivada pela próxima convivência com as comunidades locais e pela observação dos índios patoxó no processo de criação de seus artefatos.

 

imagem_release_384952

Ricardo Cardim

Botânico da SkyGarden,  Ambientalista e Mestre em Botânica pela USP, Professor responsável pelo curso de Paisagismo Sustentável e Telhados Verdes no Green Building Brasil (GBC). Cardim Apresenta um trabalho de referência em biodiversidade nativa urbana. Suas pesquisas na cidade de São Paulo resultaram de 2010 a 2012 na criação de três áreas públicas de cerrados – uma vegetação original de grande biodiversidade e que se presumia extinta na metrópole – que totalizam uma área de 33.090 m² de reservas ecológicas em plena malha urbana. Em 2010 foi indicado Empreendedor de Futuro pela Fundação Schwab (Davos, Suiça) e Folha de São Paulo por seu trabalho com o meio ambiente urbano e Blogwww.arvoresdesaopaulo.com.br, hoje com mais de 1,5 milhões de acessos. Em 2012 implantou os primeiros telhados verdes com biodiversidade nativa do Brasil.

imagem_release_384953

Lair Reis

Gestor de projetos e arquiteto do estúdio de Marcio Kogam, o Studio Mk27, desde 2004, Lair Reis  coordena a implantação de sistemas BIM e as iniciativas de sustentabilidade. Seu projeto da Residência Bueno de Carvalho recebeu o prêmio anual do IAB/SP. Em 2012 obteve um certificado MBA em Construções Sustentáveis pelo GBC Brasil. Extremamente obstinado, organizado e detalhista, é um dos especialistas técnicos do studio e coprojetou as casas CR (2004), Primetime Nursery (2004), Casa P (2007), restaurante Forneria San Paolo (2008), Casa dos Ipês (2009) e HL Flat (2009).
4º Fórum de Palestras
Data: 19 de março
Horário: 12 horas
Local: Le Jardin – Rua Professora Tereza Namura Yamada, 704 – Recreio das Acácias
Inscrição gratuita: www.clubemais.net.br
Vagas limitadas.

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros