Evento “Ser Sustentável” marcou a abertura do Instituto SEB ao público


No domingo, a Feira do Coletivo ocupou a praça eventos com diversas atrações

 

Para marcar o início das atividades do espaço A Fábrica, o Instituto SEB promoveu de 22 a 24 de março o evento gratuito “Ser Sustentável”. Um dos destaques da programação foi a exposição “Materioteca”, com uma experiência educativa sobre a formação dos materiais sustentáveis, ressaltando a economia circular, um conceito baseado na inteligência da natureza, na qual os resíduos são insumos para a produção de novos produtos.

Marko Brajovik apresentou sua trajetória criativa inspirada pela Natureza, com pesquisas em uso de materiais e estruturas não convencionais

Além da exposição, o evento reuniu palestras, mesas redondas, cine debate, feira de produtores locais e música ao vivo na praça, para momentos de conexões, troca de ideias e networking.

No domingo, a Feira do Coletivo marcou presença com barracas de produtores e designers locais com viés sustentável, fechando o evento com música ao vivo e área de alimentação.

Chaim Zaher, diretor presidente do Grupo SEB, na exposição “Materioteca”

 

A exposição “Materioteca” exibiu mais de 40 amostras de materiais sustentáveis, desde os mais tradicionais até soluções inovadoras ainda desconhecidas do grande público, que ficaram expostas para serem tocadas, sentidas e manipuladas. O público ainda contou com uma programação de palestras com nomes como Carol Piccin, da MateriaLab, criadora e desenvolvedora da Materioteca e de programas de sustentabilidade; Marko Brajovik, arquiteto e designer croata radicado no Brasil, que falou sobre sua trajetória criativa inspirada pela Natureza, com pesquisas em uso de materiais e estruturas não convencionais (bambu, papelão, estruturas tensionadas, etc); Mana Bernardes, artista plástica, designer e poetisa, que inspirou a público através da arte e da transformação humana.

O espaço A Fábrica, sede do Instituto SEB, braço social do Grupo SEB, localizado na antiga fábrica da Cervejaria Paulista em Ribeirão Preto, é um polo de inovação, educação, cultura, empreendedorismo e sustentabilidade. Revitalizado para receber projetos sociais, educacionais e de empreendedorismo, o espaço A Fábrica também está aberto ao público como equipamento cultural da cidade, oferecendo uma agenda de eventos, cursos, encontros, projetos e ações.

Carol Piccin, da MateriaLab, criadora e desenvolvedora da Materioteca e de programas de sustentabilidade, apresentou a palestra inaugural do evento

Com eixos centrais fundamentados em conceitos como Sustentabilidade, Educação, Inovação e Empreendedorismo, a nova sede do Instituto SEB deve contribuir de maneira importante para a formação de um legado na cidade, além de influenciar a revitalização do centro da cidade, dando destino nobre a um prédio histórico de Ribeirão Preto. Todo o trabalho de recuperação do prédio respeitou seu caráter histórico, como patrimônio tombado.

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros