Ficção X Documentário: live aborda as diferenças e perspectivas para produtores executivos de cinema


 Camilo Cavalcanti

Para quem gosta de cinema, uma dica interessante é conhecer os bastidores de como se produz um filme ou uma série antes de chegar nas telonas ou na TV. Mas, para completar o conhecimento sobre a criação de um roteiro, as filmagens, a edição de uma cena e o resultado final nas telas, vale compreender um pouco mais do que fica por trás das câmeras, das  luzes e de toda ação desta, que é considerada a grande arte. Já imaginou cuidar de cada detalhe para que, quando os atores entrem em cena, tudo flua de forma perfeita? Esse é o papel de um produtor executivo de qualquer projeto cinematográfico. Interessados no tema, podem participar da live, que acontece nesta sexta-feira, dia 15/5, às 10h, com dois  nomes expressivos do cenário  nacional:  o produtor de cinema Camilo Cavalcanti e a produtora cultural Viviane Mendonça. O bate-papo entre os dois será transmitido pelas redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, responsável pela agenda dentro do projeto 40tenal cultural.

 Camilo Cavalcanti

É um produtor curioso e obstinado. Ele assina a produção executiva do longa-metragem “A Vida Invisível” de Karim Aïnouz, uma produção RT FEATURES, filme ganhador da Mostra “Un Certain Regard” do Festival de Cannes 2019 e indicado para representar o Brasil no Oscar 2020. Camilo produziu e coordenou projetos de séries internacionais e documentários passando por Cuba, África, Ásia e Europa, de 2010 até hoje. Em 2011, produz seu primeiro longa-metragem, o documentário “Cuba, Mucho Gusto”, direção de Caetano Curi. Em 2012, produz “Nova Africa”, uma série de 26 episódios filmados em mais de 30 países africanos sobre as perspectivas positivas do Continente Mãe.

Um ano depois, de volta ao Brasil, Camilo funda a CLARIÔ FILMES com a missão de fazer audiovisual com paixão e propósito. Em 2014, começa a filmar o primeiro longa-metragem da CLARIÔ, “Aquilo Que Sobra” – um longa-metragem totalmente colaborativo, que teve sua Premier Mundial no CPH:DOX 2018, na Dinamarca. Também em 2014, Camilo assume a Produção Executiva da LC BARRETO, uma das mais tradicionais produtoras do cinema brasileiro. Daí em diante assina, entre outros, a produção executiva de duas séries para a HBO Latin America: “Escravidão Século XXI” (LC Barreto), direção de Bruno Barreto e “Em Busca de Anselmo” (Clariô Filmes), direção de Carlos Alberto Jr, além do longa-metragem “A Mulher do Meu Marido”, de Marcelo Santiago. Pela CLARIÔ FILMES lançou, em 2019, os documentários “Skate Pelas Sombras” para o Canal OFF, e “Barretão” uma coprodução entre Movimento Filmes, Clariô, Canal Brasil e Globo Filmes. Um pouco antes de iniciar a pandemia de coronavírus no Brasil, ele estava trabalhando em seu primeiro longa-metragem, um documentário sobre o cantor, compositor e poeta Belchior, mas aguarda definições do cenário para avançar com o projeto.

 

 Viviane Mendonça

 

 Viviane Mendonça

É advogada e produtora executiva de eventos e conteúdo audiovisual para cinema e televisão. Atua na área de captação de recursos para projetos audiovisuais e sociais. Como produtora audiovisual trabalhou em parceria com grandes e pequenas produtoras (Bananeira Filmes, Filmland International, Fagulha Filmes, Miriade Filmes, Clariô Filmes, RT Features, Prodigo Films dentre outras). Iniciou sua  carreira como produtora executiva dos curta metragens “Ilha do Farol” de Mariana Kaufmman e Juliana Serfaty; e “Verde Violeta” de Rafaela Arrigoni (Festival de Tiradentes/2016 e Short Film Corner/Festival de Cannes 2016 e licenciado para o Canal Brasil) ambos da Fagulha Filmes/RJ.

Trabalha com projetos ligados à formação de público e difusão cultural. Em 2014 produziu a mostra “Jia Zhangke – A cidade em quadro” que exibiu 12 longa-metragens e seis curtas, contando com a participação do diretor. Participou do projeto “Mate me, por favor’’ de Anita Rocha da Silveira, produzido pela Bananeira Filmes, no programa “Fabrique de Cinema du Monde”, durante o Festival de Cannes 2012.

Como  produtora executiva, participou do desenvolvimento do filme “Los Silencios”, de Beatriz Seigner, exibido em 2018 na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Em 2016, compôs a equipe de produção executiva dos longa metragens produzidos pela FilmLand “O Vendedor de Sonhos” de Jayme Monjardim e “Divórcio” dirigido por Pedro Amorim.  

Já em 2017, participou do longa metragem “Pixinguinha, um homem carinhoso” de Denise Saraceni. Também em 2017 e assinando a produção executiva, realizou a série documental musical “Os Ímpares”, da diretora Isis Melo e Henrique Alqualo, exibida em 2018 pelo Canal Curta. Participou como produtora associada no longa metragem “O Homem que Parou o tempo” de Hilnando Mendes. Em parceria com Camilo Cavalcanti e a Clariô Filmes assina a produção executiva da série documental “Em Busca de Anselmo” do diretor Carlos Alberto Junior, em coprodução com a HBO, com previsão de lançamento para 2020/21 e também assina com ele, a produção executiva do filme “A Vida Invisível de Euridice Gusmão”, direção de Karim Ainouz. O filme foi produzido pela RT Features e grande vencedor da Mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes 2019. Em 2019, Viviane coordenou o Departamento de Cinema da Pródigo Films. Atualmente, é superintendente da Fundação do Livro e Leitura e há 10 anos, desempenha a coordenação geral da Fil – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, uma das maiores a céu aberto do Brasil, que está prevista para acontecer de 11 a 20 de setembro.

40tena Cultural 

O projeto tem a proposta de incentivar as pessoas a ficarem em casa em função do isolamento  e distanciamento socias decretados  em combate ao coronavírus (covid-19) e conta com uma agenda semanal com atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas e convidados até contações de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros, entre outras ações.  A agenda de programação do 40tena Cultural está sendo divulgada semanalmente nas redes sociais da Fundação:

Instagram (@fundacaolivrorp)

Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)

Linkedin (fundacaolivrorp),

Twitter (@FundacaoLivroRP)

Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)

Site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Serviço
O que:
 Live “Produções Audiovisual: Ficção X Documentário”
Data: 15 de maio
Horário: 10h
Onde: Instagram da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto @fundacaolivrorp

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros