AGENDA RIBEIRÃO: Fundação do Livro e Leitura lança 16ª Feira Nacional do Livro


20160315170203_42012210

Há pouco menos de um mês, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresenta a programação oficial da 16ª Feira Nacional do Livro.

O evento acontece nesta segunda-feira (16), a partir das 19h, na Sala Principal do Theatro Pedro II e é aberto a convidados e a toda população da cidade e região.

Nesta edição, a Feira Nacional do Livro levanta como bandeira o tema Viva o escritor salve, salve o leitor! O fascinante mundo do romance, do conto, da crônica e da poesia.

O evento pretende promover a formação de público leitor por meio de ação cultural que incentiva a aproximação com obras literárias, de modo a democratizar o acesso à cultura, à educação, à leitura e à participação social, por meio de mais de 250 atividades gratuitas.

Durante uma semana, o foco da Feira estará voltado para discussões e análises complementares sobre o papel do escritor e do leitor. O propósito da Fundação do Livro e Leitura, entidade organizadora (que recentemente remodelou suas diretrizes e estratégias) é garantir o espaço para debates fortemente literários com destaque para os gêneros romance, conto, crônica e poesia, bem como apresentar a evolução de seus respectivos representantes brasileiros, muitos premiados nas esferas nacional e internacional.

edgar

“Nosso principal objetivo para 2016 é promover um amplo debate sobre o ato transformador da leitura como um processo educacional e de cidadania”, explica o vice-presidente da Fundação, Edgard de Castro.

Na ótica da nova diretoria da fundação, o tema, organizado como uma saudação, visa fazer um chamado decisivo ao público para incentivar o hábito da leitura. “Queremos apontar os resultados que a leitura traz para a formação intelectual do país, bem como para garantia de cidadania de um povo”, acrescenta.

Uma das novidades deste ano é uma rede de parceiros da Fundação que foi criada para viabilizar o evento. “Optamos por uma ação cooperada, não simplesmente por conta da crise econômica, mas principalmente porque acreditamos na força da ação impulsionada por parcerias sólidas”, explica a presidente da Fundação, Adriana Silva. Segundo ela, todo esforço da Fundação contou com instituições que foram protagonistas no processo de preparação da Feira. “Juntas, elas contribuíram de forma significativa com a programação do evento”.

A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país.

Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas.

Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de Lisboa. Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local.

joao-naves

Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.

 

Feira Nacional do Livro faz parte do calendário cultural de Ribeirão Preto e região. Trata-se de uma feira reconhecida nacionalmente e consolidada como um dos mais importantes eventos do interior e uma das sete maiores feiras literárias da América Latina. “O intuito em realizar a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto se alinha aos objetivos do Plano Nacional de Livro e Leitura dos Ministérios da Cultura e de Educação, focados em desenvolver o Brasil como uma sociedade leitora, mais justa e inclusiva”, acrescenta a presidente da Fundação, Adriana Silva.Nesta edição, a Feira do Livro mantém seus pilares associados aos princípios da democratização do acesso ao livro e à leitura ao realizar uma programação de atuação diversificada com: saraus, contação de histórias, exposições de livros, salão de ideias,  palestras, oficinas, música, dança, teatro e outras modalidades.

A programação completa é gratuita e acessível a todos os públicos. Uma das características desta agenda cultural é incluir atividades para diversos locais da cidade, como escolas, instituições, bibliotecas, praças, Ongs, universidades, museu, shoppings e centros culturais na periferia. O evento atende não só a cidade de Ribeirão Preto, mas também cerca de 25 municípios da região”, completa a superintende da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça.

Neste ano, a Feira repete a parceria com escolas públicas e está pronta para receber estudantes e professores de cidades como Sertãozinho, Serrana, Bebedouro, Pontal, Viradouro, Batatais, Dumont, Jurucê, Taquaritinga, Guará, Orlândia, Biraci, Igarapava, Jeriquara, Itaú de Minas, Dourado, Matão, Jardinópolis, Nuporanga, Araraquara, Jaboticabal, entre outras – todas cidades de pequeno porte da região, com baixa diversidade de acesso à cultura da leitura, livro e escrita.

É uma cidade considerada polo de atração populacional, cultural e econômico da região norte do estado de São Paulo, uma área que agrega mais de três milhões de habitantes. A cidade é reconhecida pela pujança de seu comércio, pelo seu completo centro universitário, seu reconhecido centro médico e o maior polo sucroenergético do mundo. Além disso, é conhecida por sua intensa vida cultural, sendo a primeira cidade do estado de São Paulo a receber o título de capital brasileira da cultura, composta por eventos como a Feira Nacional do Livro e complexos culturais como o majestoso Theatro Pedro II, o quarto maior teatro de ópera do país – palco da maioria das atividades da Feira.

Desde 2007, com os apoios e patrocínios, a Feira do Livro assumiu a condição de grande evento econômico e cultural da cidade, ao lado da Agrishow – Feira de Agronegócios mais importante do país e de outros eventos. Seu crescimento impulsiona a cidade e a região com a movimentação do comércio, prestadores de serviço, hotéis, bares, restaurantes e shopping centers. Por outro lado, a consolidação de um evento cultural deste porte pode contribuir decisivamente para confirmar os dados sobre o alto índice de leitores e escritores da população de Ribeirão Preto e projetar a cidade como uma referência nacional.

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade – hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

 

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal.  Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.

 

A Feira Nacional do Livro é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, BNDES e da Fundação do Livro e Leitura. Patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Patrocínio Prata da Gás Brasiliano. Como mantenedores estão a ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto e Savegnago Supermercados. Patrocínio Bronze da AB Triângulo do Sol, Banco do Brasil, Pedra Agroindustrial S/A, RTE Rodonaves Transportes e Banco Itaú Unibanco. Conta também com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Estácio e Mineração Jundu. Apoio Cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – SP Editora – Serviço Social da Indústria, Santa Helena, Centro Universitário Barão de Mauá, CBL – Câmara Brasileira do Livro, Instituto CPFL, Saraiva, UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto. Tem como parceiros culturais Heurys, Livraria Travessa, Monreale Hotel, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, São Martinho, EPTV, Jornal A Cidade, CBN e G1. Apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura, Secretaria do Turismo, Secretaria da Educação, Câmara de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, Cine Clube Cauim, Atlântica Simbios, Biblioteca Altino Arantes / Fundação Educandário, Colégio Marista, Lotérica Galeria do Ribeirão Shopping, Coderp, Daerp, Transerp, Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Núcleo da Notícia, AMAECO – Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia, POIESIS e Oficina Cândido Portinari.

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros