Mulheres usam isolamento para fazer transição para o cabelo natural


Érica antes de fazer a transição Arquivo Pessoal

 

“Antes do isolamento social, a professora Érica Milena da Silva, 25, moradora de Poá, na Grande São Paulo, tinha o cabelo liso. Foram 12 anos com uso de químicas, como escovas progressivas, para manter os fios alisados. 

Com a pandemia e os salões fechados por causa da quarentena, ela passou pela transição capilar, nome que se dá para o processo entre a parada de uso de produtos químicos e a volta para a forma natural do cabelo.

Érica já tinha tentado se livrar da química antes, mas a vida corrida e a insegurança dificultavam o plano.

“Quando você faz uma progressiva, consegue manusear o cabelo muito mais rápido. Num processo de transição é muito difícil. Além de ter que lidar com o cabelo, você acha que está todo mundo te olhando, que você não está legal”, conta ela.

A professora usou o tempo de isolamento em casa para iniciar a transição, buscar técnicas e cuidados e se acostumar com a mudança. A última progressiva realizada no cabelo de Érica foi em dezembro de 2019.

Com a reabertura dos salões de beleza em cidades na fase amarela do Plano São Paulo, a jovem voltou a um cabeleireiro em agosto, mas desta vez não foi para alisar os fios, mas para realizar o BC (Big Chop), nome dado ao corte de todo o comprimento do cabelo que tenha química. 

Érica Milena aproveitou o período do isolamento para fazer a transição Arquivo Pessoal

“O cabelo crespo para mim se tornava um medo. Eu tinha que ter ele liso porque eu cresci com isso. As pessoas colocaram isso na minha cabeça: ‘Cabelo bom é cabelo liso. Seu cabelo é crespo, seu cabelo é ruim’. Levar essa representatividade para a sala de aula vai ser muito engrandecedor”, comenta a educadora que trabalha na Vila Jaú, em Poá.

 

Solange antes de fazer o processo Arquivo Pessoal

Solange Carvalho de Paula, 49, também é professora e moradora de Poá. O cabelo curtinho e liso já era ‘marca registrada’. Sol conta que se desesperou com o fechamento dos salões, mas depois resolveu não ficar refém dos serviços que mantém os fios alisados. 

“Nesse tempo de pandemia, eu entrava no Google e ficava olhando os cabelos curtos cacheados. E fui pegando o gosto de novo, falei: ‘Quer saber? Acho que eu vou deixar [a forma natural dos fios] voltar’”, conta Solange.

 

Solange depois da transição – arquivo pessoalEla diz acreditar que cada vez mais mulheres têm usado o cabelo natural, mas não vê a transição capilar apenas como uma nova moda, e sim como forma de autoconhecimento.

“Acho que é uma questão de aceitação. Não me aceitava assim porque não era o padrão do momento. Hoje, independente se é ou não, eu resolvi deixar, não é nem pela questão do modismo. É a questão de eu querer ser o que eu sou.”, diz.

 

No caso da jornalista Gabriela Lira, 23, de Suzano, na Grande São Paulo, a decisão de fazer a transição foi antes da pandemia. Ela optou por usar secador e chapinha até o cabelo natural crescer.Quando a quarentena, começou e ela passou a trabalhar em casa, se sentiu confortável para abrir mão do secador e chapinha. “O isolamento contribuiu, porque eu não tenho a necessidade de ficar vendo as pessoas. Posso lavar meu cabelo, deixar ele natural, testar cremes”, explica. 

“Acho que a transição tem que ser uma coisa muito particular, a hora você se achar pronta pra isso”, ressalta.

A visagista Lays Camargo da Silva, 33, é proprietária do salão de beleza ‘La Visage’, espaço que incentiva a transição. Ela conta que quando os serviços foram paralisados por conta da pandemia, muitas clientes entraram em contato, preocupadas com a falta dos procedimentos capilares. 

“A maior parte das perguntas era sobre padrão de beleza e a imposição da sociedade em relação a decisão [de iniciar a transição capilar]. O que eu dizia era sobre se amar da forma que é”, afirma a profissional. 

Em tempos de pandemia, foi preciso se reinventar para manter a relação de cuidado com as clientes. O salão apostou em consultas online, delivery de produtos e o uso do perfil do Instagram com dicas para cuidar dos cabelos e motivar a transição.

“O salão fechado foi uma oportunidade para as clientes largarem a química. A gente trabalha nos bastidores, ajudando as clientes a tomarem essa decisão. Na quarentena muitas pessoas repensaram o alisamento. A gente acompanhou muitas transições e big chops“, conta a visagista.

Matéria repostada do site :

agenciamural.org.br

Por :

Bruna Nascimento

Foto autor
Fotojornalista, correspondente de Suzano desde 2019. Sonhadora, observadora e ouvinte de ‘causos’ profissional. Corinthiana maloqueira e sofredora (graças a Deus), boa sujeita, pois gosta de samba e tal qual Candeia na voz de Cartola, precisa se encontrar e vai por aí a procurar.

Suzano

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros