Ovos Benedict


Aquela refeição tardia dos fins de semana pede sabores e proteínas reforçadas.

Foi mais ou menos assim que surgiu o Eggs Benedict.

Conta a história sobre a origem do prato que um corretor aposentado bastante conhecido em Wall Street, em Nova York, chamado Lemuel Benedict amanheceu de ressaca, foi ao Hotel Waldorf e adaptou um prato que já existia.

Sobre o pão torrado com manteiga, pediu para acrescentarem fatias de bacon, ovo pochê e por cima de tudo o molho holandês.”

“Foi assim que um prato que poderia ser um simples pão com ovo ganhou ares requintados. ”
Os acompanhamentos dos ovos beneditinos podem ser os mais variados, geralmente com carnes defumadas e folhas. O sabor do molho é talvez o principal ingrediente, que torna o prato conhecido em todo o mundo.

Passo a passo de Eggs Benedict

Comece pela redução de vinho. Em uma panela, leve ao fogo o vinho, o vinagre, a cebola e os grãos de pimenta e deixe a mistura ferver até que o volume reduza pela metade. Pode parecer muito pouco, mas é o suficiente para equilibrar a acidez e dar mais sabor ao molho. Aproveite para derreter e clarificar a manteiga, retirando a espuma que se forma na superfície. É importante que a manteiga e a redução fiquem em temperatura ambiente para permanecerem aquecidas. O cuidado com a temperatura dos ingredientes é uma das principais dicas da chef Bianca. Toste levemente as fatias de pão, frite as tiras de bacon e deixe os demais acompanhamentos prontos.

O temido molho holandês:
Passe as gemas por uma peneira para deixá-las mais homogêneas. Em uma tigela de metal, leve as gemas ao banho maria batendo sempre com o fouet. Quando estiverem aquecidas e um pouco mais esbranquiçadas, acrescente a redução de vinho e continue batendo com movimentos circulares e amplos. Essa etapa exige paciência e cuidado no controle da temperatura, evitando que as gemas fiquem muito quentes, o que faria o preparo talhar. Depois de cerca de 5 minutos, teste se o molho está no ponto napê, fazendo um caminho nas costas de uma colher, se ficar consistente está no ponto. Retire do fogo e acrescente a manteiga clarificada aos poucos, mexendo sempre. Conserve o molho fora da geladeira, ele precisará ser aquecido na hora de servir.

 Ovo pochê do jeito certo

Leve uma panela com 750 ml de água ao fogo com cerca de 50 ml de vinagre de álcool e uma pitada de sal. O vinagre irá ajudar no processo de coagulação da gema. Espere a água chegar um ponto antes da fervura, com pequenas bolhas nas paredes da panela, mantenha em fogo baixo. Com o fouet faça movimentos circulares na água, para formar um redemoinho. Delicadamente coloque os ovos no centro do redemoinho e espere cerca de 2 minutos para que a clara e as gemas cozinhem no ponto certo. Quando retirar da água, coloque sobre um papel absorvente para secar os ovos antes de montar.

Montagem :

Outras versões do Eggs Benedict podem levar salmão defumado, cogumelos salteados ou outros ingredientes da sua preferência.

A ordem seguida é primeiro o pão, os acompanhamentos, nesse caso as folhas de rúcula e as tiras de bacon. Em seguida posicione o ovo pochê e por cima espalhe uma generosa camada de molho hollandaise. Se o molho tiver perdido o brilho, aqueça suavemente em banho maria, mexendo sempre.

O ovo deverá estar com a gema mole, que se mistura ao molho.

 

FONTE:

https://www.gazetadopovo.com.br/

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros