PILATES :  Os benefícios da prática para os atletas.


 

ap1

 

Está mais do que provado que o Pilates ajuda na performance e no condicionamento dos atletas.

Muitos praticantes de esportes já aliam a técnica às suas atividades, como uma forma de reestruturar o corpo e melhorar a consciência dos movimentos.

 

ap

A prevenção de lesões é um dos grandes benefícios da prática para os atletas.

No Pilates, há um desgaste muscular menor, o que aumenta a potência e a resistência, diminuindo também os movimentos compensatórios responsáveis pelas lesões. Além disso, o método é muito eficiente na recuperação de traumas. Ele trabalha toda a musculatura abdominal, lombar e pélvica, por isso é uma alternativa eficiente para tratar dores lombares crônicas e lesões de ligamento, tornozelos, estiramentos musculares, joelho, muito comuns nos esportistas.

pilatesparaatletas

A técnica pode beneficiar atletas de diversas modalidades esportivas:

atletismo, balé, basquete, surfe, futebol, natação, vôlei, ciclismo e muitas outras. Os exercícios podem ser direcionados para uma modalidade específica, possibilitando também um treinamento mais funcional.

Com este público (seja amador ou profissional), também podemos trabalhar o Power Pilates, ou seja, um método mais avançado do Pilates, que busca melhorar o gesto esportivo, proporcionando maior desempenho e prevenção de lesões tão freqüentes nos esportes. O aparelho CoreAlign, lançado no Brasil em 2010, promove uma possibilidade de exercícios para os diferentes atletas, desde nadadores, surfistas, bailarinos, corredores, até os esportes de salto, como vôlei e basquete.

Um bom treino esportivo é aquele que une força, controle, consciência e prevenção! Sempre com a ajuda de um instrutor qualificado.

Fonte:

Revista Pilates/ Profa.Camila Zanardo- Educadora Física

logopil

  • Rua Triunfo 711
  • 14020-670 Ribeirão Preto

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros