Receitas Juninas para um bom Arraiá em casa


 

Com a chegada do mês de junho, os quitutes típicos e queridos de Festa Junina não poderiam ficar de fora programação no Confiram alguns pratos saborosos para essa celebração:

 Cuscuz à Paulista

É uma das receitas mais populares na comemoração junina.

O prato é simples de preparar e rende até doze porções.

INGREDIENTES
1 vidro pequeno de palmito (200 g)
5 tomates (sendo 4 sem pele e sem sementes picados e 1 em rodelas para decoração)
3 ovos cozidos em rodelas
1 (lata) de filés de sardinha
4 colheres (sopa) de óleo
1 cebola ralada
1 pimentão em cubos pequenos
meio quilo de filés de peixe (garoupa, tainha ou cação)
1 colher (sopa) de MAGGI Fondor
1 colher (sopa) de suco de limão
1 xícara (chá) de camarões pequenos
1 lata de ervilha em conserva
3 colheres (sopa) de salsa picada
3 tabletes de MAGGI Caldo Legumes
3 xícaras (chá) de farinha de milho
1 colher (sopa) de farinha de mandioca
1 pimenta vermelha sem sementes, picada

MODO DE PREPARO
Em uma forma com furo central (19 cm de diâmetro), forre o fundo e as laterais com rodelas (ou tiras) de parte do palmito, rodelas dos tomates reservados, rodelas dos ovos e com filés de sardinha. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte o restante dos tomates picados, o pimentão e refogue. Em um recipiente tempere o peixe com o MAGGI FONDOR e o suco de limão e junte ao refogado. Adicione o camarão, o restante do palmito picado, a ervilha escorrida e a salsa. Acrescente o MAGGI Caldo e mexa até que se dissolva. Junte 3 xícaras (chá) de água fervente, mexa bem e deixe ferver. Misture a farinha de milho e a de mandioca e polvilhe sobre o refogado, aos poucos, mexendo bem até incorporarem completamente. Distribua a massa na forma reservada, apertando ligeiramente.

Vire o cuscuz sobre um prato e sirva.

Bolo de Fubá 

É a sobremesa que não pode ficar de fora do arraiá. Além de saborosa, essa receita é fácil de preparar e pode render até vinte porções.

INGREDIENTES
2 xícaras (chá) de Leite Líquido NINHO Forti+ Integral
1 vidro de leite de coco (200 ml)
3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga
100 g de queijo parmesão ralado
1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
1 e meia xícara (chá) de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó

MODO DE PREPARO
Em um liquidificador bata o Leite NINHO, o leite de coco, os ovos, a manteiga, o queijo parmesão e o Leite MOÇA. Junte o fubá e bata até ficar homogêneo. Adicione o fermento e misture bem. Coloque em uma assadeira (30 cm x 20 cm) untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 1 hora.

Polvilhe com açúcar e canela e sirva morno.

Chocolate Quente 

É uma bebida saborosa e ideal para preparar nos dias frios do mês de junho. Por isso, no 25 de junho a programação de Receitas Nestlé segue com três opções de preparação da bebida.

O Chocolate Quente com Especiarias é ideal para quem buscar inovar na cozinha. Os ingredientes utilizados na preparação são deliciosos e diferenciados.

ÍNGREDIENTES
4 colheres (sopa) de Leite em Pó Desnatado Molico Total Cálcio 280g
meia colher (chá) de canela em pó
3 cravos-da-índia
1 pitada de noz-moscada moída
sementes de 1 fava de cardamomo
50 g de Chocolate CLASSIC Meio Amargo ralado

MODO DE PREPARO
Em uma panela, coloque o leite MOLICO, a canela, o cravo, a noz-moscada e o cardamomo. Acrescente, aos poucos, uma e meia xícara (chá) de água e misture bem com um batedor de arame. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ficar bem quente, mas sem ferver. Desligue o fogo, adicione o Chocolate NESTLÉ CLASSIC e mexa bem, até que ele derreta.

Sirva a seguir.

Cocada de Corte

É  um dos doces mais esperados na época junina. Além da sobremesa conter ingredientes saborosos, rende até vinte unidades para compartilhar com a família.

INGREDIENTES
1 Leite condensado (lata ou caixinha) 395g
2 medidas (da lata) de açúcar
1 pacote de coco seco ralado (100g) ou 1 coco fresco pequeno, ralado
manteiga para untar

MODO DE PREPARO
Leve ao fogo baixo, o leite condensado, o açúcar e o coco ralado, mexendo sempre até desprender do fundo da panela, cerca de 15 minutos. Despeje no mármore untado e nivele com um rolo de massas também untado. Deixe esfriar e corte em quadrados.

DICAS:
– O coco fresco ralado pode ser encontrado pronto em feiras livres, supermercados ou congelado. Caso não tenha uma superfície de mármore ou granito, você pode despejar em uma assadeira rasa, untada com bastante manteiga. A assadeira deve ser rasa, para poder nivelá-la. Se desejar, incremente a cocada com meia xícara (chá) de amendoim, torrado, sem pele e picado. – Uma outra alternativa, é preparar a cocada de colher, com consistência cremosa. Em uma panela, misture 1 lata de leite condensado, a mesma medida (da lata) de leite, dois pedaços de canela, 3 cravos-da-índia e 1 coco fresco ralado. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre por cerca de 15 minutos, até ficar consistente. Retire do fogo, deixe esfriar, coloque em uma compoteira e leve à geladeira. Se desejar uma cocada amarelinha, misture duas gemas, antes de levar ao fogo.

Congelamento:
Não recomendamos o congelamento desta receita, pois não apresenta benefícios. Por ser uma receita com alto teor de açúcar, ela conserva-se bem por até 10 dias, em locais frescos, em potes bem fechados.

Micro-ondas:
Não recomendamos o preparo desta receita em micro-ondas, pois o resultado não é satisfatório.

Paçoca de Amendoim com Farinha Láctea

É  uma sobremesa com modo fácil de preparar e rende até vinte e quatro unidades para compartilhar com a família no arraiá.

INGREDIENTES
2 xícaras (chá) de amendoim sem pele, torrado e sem sal
1 xícara (chá) de Farinha Láctea 
2 colheres (sopa) de açúcar demerara

MODO DE PREPARO
Em um liquidificador, bata o amendoim até formar uma mistura úmida. Acrescente a Farinha Láctea, o açúcar e 1 colher (sopa) de água quente e bata até misturar bem. Para saber se está no ponto certo, pegue uma pequena quantidade da mistura e aperte com os dedos, ela deverá formar uma massa unida. Modele as paçocas no formato que desejar, apertando bem para que fique firme.

Sirva a seguir.

Deiciem-se em casa e bom arraiá!

 

Fonte:

Receitas Nestlé

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros