Ribeirão conhecerá o ganhador do Comida di Buteco nesta quarta-feira


logo-internas-cdb-2016

O Comida di Buteco 2016 foi um sucesso. De acordo com balanço prévio e não oficial dos bares participantes, a maioria teve um crescimento considerável no período do concurso, que aconteceu entre os dias 15 de abril e 8 de maio. Os vinte bares participantes dessa sétima edição em Ribeirão Preto estão ansiosos para saber quem vai levar o título de melhor buteco da cidade. O campeão disputará ainda o “Melhor buteco do país”, concorrendo com os ganhadores de todas as cidades participantes do Brasil. A festa de premiação acontecerá nesta quarta-feira, 01 de junho, a partir das 18 horas, no Shopping Iguatemi.

Para chegar ao grande vencedor, foram avaliados os seguintes critérios: petisco, higiene, temperatura da bebida e atendimento. O primeiro correspondia a 70% do peso da nota e os restantes 10% cada um. Além do público, cada boteco também foi avaliado por um corpo de jurados. A apuração dos votos foi feita pelo Instituto Vox Populi. Em junho, finalizadas todas as premiações, um comitê de jurados vai conhecer os vencedores de cada uma das 20 cidades, dará suas notas e será eleito o Melhor Boteco do Brasil em uma festa que ocorrerá no Rio de Janeiro – RJ.

O concurso foi criado em 2000, com a missão de TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BOTECO EXTENSÃO DE SUA CASA. Pioneiro nesse segmento, ano passado conquistou finalmente todas as cinco regiões chegou ao sul do país, fincando bandeira na última região onde ainda não era realizado. Assim, desde então ele pode ser, legitimamente, chamado de nacional!

Esse ano, devido ao grande momento na história do concurso, que se consolidou em todos os cantos do país, o tema para a elaboração era livre, justamente para que cada participante pudesse demonstrar seu melhor para a grande disputa nacional. Esse grande passo reflete em todo o segmento, reiterando a relevância desse perfil de estabelecimento para a cultura e gastronomia brasileiras: o buteco com “U”, sempre conduzido pelos donos e suas famílias, valorizando a comida caseira mesmo na alimentação fora do lar.

Todas as culturas têm seus ícones que expressam alguns dos valores das suas respectivas sociedades: o bistrô na França, o pub inglês, as cantinas italianas, os izakayas japoneses, os bodegones argentinos, apenas para citar os mais conhecidos. O Buteco é um ícone da cultura brasileira, por ser o cenário de integração das semelhanças e diferenças culinárias, sociais e artísticas tendo valores muito relevantes ao brasileiro no seu DNA: a democracia, a miscigenação, a alegria, a proximidade. A Eleição do Melhor Buteco do Brasil tem o ineditismo mundial de eleger um símbolo cultural cotidiano de um país da forma mais abrangente possível: o voto.

O Campeão dos Campeões

Em junho, uma comissão de jurados escolhida, especificamente, para essa missão, vai visitar os 20 campeões para eleger o melhor dos melhores. Cada buteco vai receber três jurados, um da própria cidade e dois de outras cidades. É como se agora o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo públicos e jurados e eleição do melhor do país validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa.

O perfil dos botecos escolhidos

Os butecos selecionados para participar são classificados pela realização do concurso como “ESPONTÂNEOS”: é aquele boteco em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias.

Tem a identidade de seu proprietário.

A transformação de vidas é um prato principal do concurso

Pelo seu formato que envolve o público e gera uma visitação intensa nos estabelecimentos concorrentes, o Comida di Buteco vem se consolidando ano a ano como uma das mais importantes plataformas de transformação social no segmento e contribuído para a manutenção desses pequenos comércios num mercado tão concorrido e vulnerável, inúmeras vezes , mudando a vida de seus proprietários.

Veja os indicadores da edição 2015:

  • VOTOS: 430 MIL
  • CADEIA DE VALOR: 110 MILHÕES
  • EMPREGOS GERADOS: 4.600 MIL
  • MÍDIA ESPONTÂNEA: 50 MILHÕES
  • PESSOAS IMPACTADAS DIRETAMENTE NOS BUTECOS: + de  4 MILHÕES

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA,  como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.

Patrocinadores nacionais e regionais: Bavaria Premium, Tabasco, Elma Chips, Chandon, Philadelphia, Trident e Purificadores Europa.

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros