Ribeirão Preto recebe 2° edição do festival Sadako Matsuri


Para os amantes da cultura japonesa, o mês de agosto será especial. Isso porque acontecerá o Festival Sadako Matsuri, que vai trazer a cultura oriental para Ribeirão Preto (SP), nos dias 9, 10 e 11. O local escolhido para a realização do evento foi a Igreja Santa Terezinha Doutora e terá entrada gratuita e solidária para ajudar instituições de caridade da cidade.

O evento foi idealizado por Tatiane Sakamoto e sua primeira edição foi realizada no ano de 2016. A segunda edição do festival será realizada este ano, com a parceria de Yvi Mishima, diretora da ETC Produções Culturais com o objetivo de ampliar o evento e torná-lo uma festividade anual.

Tatiane Sakamoto, uma das organizadoras, ressalta que o principal objetivo do festival é ajudar os profissionais de outro evento tradicional a conseguirem expor seus trabalhos. “Queremos proporcionar aos empresários da cultura japonesa a possibilidade de mostrar sua arte. De aproximar essa cultura da população”, conta Tatiane. O evento também tem como finalidade gerar empregos temporários, disseminar a cultura japonesa para toda a região, gerar entretenimento gratuito para a população.

Além disso, o festival, que deve receber cerca de vinte mil pessoas, tem como um dos seus propósitos contribuir com a comunidade através de doações para ONGs e instituições de caridade da cidade de Ribeirão Preto.

Segundo Yvi Mishima, uma das organizadoras do Sadako Matsuri, é necessário incentivar eventos culturais na cidade. “Festivais como esse são muito importantes para a nossa cultura, ele valoriza a história oriental mostrando os trabalhos em artesanatos, comidas, danças e músicas japonesas. Além disso, é uma opção de lazer para toda a família”.

O grande diferencial dessa edição é conseguir unir a tradição oriental e a tecnologia do Japão que é um dos destaques atuais do país. “Vale a pena trazer isso para o público, afinal, a lista de invenções futuristas japonesas é tão longa quanto as suas tradições”, conclui Yvi.

O evento já conta com o apoio das marcas Suzuki, Yakult, BigData CRM, Sabão Galo, Sakura Alimentos e Taiwan Hotel.

Atrações do festival

O grupo de tambores Ryukyu Matsuri Daiko também vai marcar presença no Sadako Matsuri. Desde 1998 o grupo de São Paulo tem o intuito de preservar as tradições e disseminar cultura com danças típicas.

O festival também vai contar com a presença do famoso mágico dos balões, Luciano Takeda. O mestre em realizar esculturas em balões vai se apresentar gratuitamente e promete surpreender os visitantes.

Além disso, o público que for ao evento pode saborear os pratos da culinária japonesa nas muitas barraquinhas que estarão presentes para oferecer os melhores sabores aos participantes do evento. Quem preferir, pode conferir produtos japoneses nas tendas.

Apresentações de cosplay, oficinas de origami e quadrinistas também vão fazer parte das atrações.

A história

“Sadako Matsuri” carrega um significado muito forte para a cultura oriental, segundo a história, Sadako Sassaki foi uma das vítimas dos efeitos da bomba de Hiroshima e aos doze anos foi diagnosticada com leucemia. Quando já estava no hospital seu amigo fez uma dobradura em formato de pássaro (tsuro) e contou que a ave, que é sagrada no Japão, vive mil anos e tem o dom de conceder desejos. Se uma pessoa dobrar mil tsurus e fizer seu pedido a eles, seu pedido será realizado.

Assim Sadako fez, dobrando um a um pedia para se curar da doença. No entanto, seu estado de saúde só piorava. Nesse momento ela começou a desejar a paz mundial e dobrou novecentos e sessenta e quatro tsurus antes de falecer. Seus amigos dobraram o restante até o seu sepultamento.

Com a finalidade de dar continuidade a sua luta por paz, seus amigos decidiram pedir por todas as crianças que estavam morrendo em consequência dos efeitos da bomba de Hiroshima e pediram dinheiro para construir um monumento. Estudantes de mais de três mil escolas do Japão e outros nove países ajudaram a construir o Monumento da Paz das Crianças, que foi inaugurado no Parque da Paz de Hiroshima. Atualmente, todos os anos, no dia da paz, pessoas do mundo inteiro enviam tsurus ao parque com o desejo de espalhar a mensagem esculpida no monumento da Sadako: ‘Este é o nosso grito! Essa é a nossa oração: Paz no mundo! Sadako onde estiver, saiba que sua mensagem está sendo conhecida no mundo todo, esperamos que seja também cumprida’.

SERVIÇO:

Sadako Matsuri

Dias 09, 10 e 11 de agosto

Horário: Sexta-feira, 9, das 19h ás 23h e no sábado 10, e domingo 11, das 10h ás 23h

Local: Paróquia Santa Teresinha Doutora – Rua Mariana Cândida Rosa Curi, 670 – Ribeirânia

Ingresso: 1 kg de alimento

Informações: (16) 98831-8841 ou (16) 99707-7979

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros