Rio Araguaia – Tocantins



DSC_0686
Nunca se sabe o que nos espera.

Viajar quase dois mil quilômetros para a formatura de medicina da querida Thamires e de quebra dar um pulo até o Rio Araguaia.

x

 

x1

Xambioá é um município brasileiro do estado do Tocantins. Localiza-se a uma latitude 06º24’40” sul e a uma longitude 48º32’11” oeste, estando situada na margem direita do Rio Araguaia, a uma altitude de 141 metros. Sua população estimada em 2007 era de 10.856 habitantes. Xambioá forma uma conurbação com a cidade de São Geraldo do Araguaia (PA), que fica localizada na margem esquerda do Rio Araguaia. O nome do município é um termo indígena que significa Pássaro veloz.Ficou conhecida por ter sido palco da guerrilha do Araguaia, entre o final da década de 1960 até o final de 1974. No conflito entre o Exército Brasileiro e guerrilheiros do Partido Comunista do Brasil – PC do B, dezenas de comunistas foram mortos ou capturados. Do lado do Exército Brasileiro, aproximadamente 16 soldados pereceram. Alguns habitantes da região que integraram as fileiras guerrilheiras também morreram. Houve ainda os “bate-pau”, que eram os moradores do local que optavam por ajudar o exército. Alguns guerrilheiros e militares que participaram do conflito atuam hoje politicamente dentro da normalidade democrática. Destacam-se José Genoíno e o Major Curió.(Wikipédia)

x2

Poderia resumir em uma palavra…FANTÁSTICO, mas é muito mais do que isso.
Mais ou menos a uns 80 Km da cidade de Araguaína com meus amigos Márcio, Luis Henrique e Ângela, ele mostra a cara, revelando sua grandeza e exuberância, dali já podia notar que o dia estava ganho.Chegamos a sua margem na cidade de Xambioá, um verdadeiro mar de água doce, e nos dirigimos até a pousada Meia Lua do Sr Edinho.

DSC_0661

 

x4

 

x15

 

x5

Acabamos de ajeitar nossas coisas enquanto o Sr Edinho preparava a canoa, uma pessoa rústica por traz de uma cabeleira grisalha e ondulada ornando com sua barba da mesma forma e tamanho.
O Márcio já conhecia a região como também o Edinho e já havia advertia ” o Edinho é uma figura”.
Entramos na canoa e começamos a descer o rio, que cada vez mais nos fascinava com suas praias de areia branca e pedras, formando corredeiras de todos os lados.

DSC_0670


Em nossa frente, do outro lado do rio estava o enorme estado do Pará representado pela serra das Andorinhas ( isso mesmo,aquela da guerrilha do Araguaia) quando de repente paramos para o nosso primeiro banho de rio, que maravilha,água limpa e numa temperatura que a pele agradecia.

DSC_0688

 

DSC_0674

Ao falar da região e contar histórias do rio o Edinho foi mostrando seu lado poético e para nossa surpresa aquela rusticidade dava vez a uma faceta politizada, culta e muito bem humorada.

x8


Quando adentramos em um remanso do rio, claro que de volta a nossa “voadeira” (forma que chamam a canoa por lá), pudemos observar a riqueza da fauna inclusive com direito a uma sucuri e um boto que passou de relance.

x13

A Ângela que foi sentada ao lado do nosso mais novo amigo na popa da voadeira, especulava sua vida amorosa e descobria entre risos, suas aventuras e desilusões, com sobra de filhos e esposas .

ra1

 

x9

Chegando ao segundo ponto para banho em meio a um calor escaldante e uma água corrente maravilhosa, Edinho cantava Bezerra da Silva, Zeca Pagodinho e Raul Seixas chafurdado no Araguaia.
Aproveitei o cenário belissimo para fazer a “pose oficial ” do meu grupo do ballet.

DSC_0698

x10

 

x11

 

ra2

Deveria ter usado mais protetor solar, mas valeu cada segundo naquele paraíso.

x12

Piadas e mais histórias,voltamos a pousada para almoçar e saborear  uma moqueca de Jaú e um filé grelhado regados a citações de pensadores e filósofos…BOM DE MAIS !!!!

x16

Nos despedimos do Edinho e dentro do carro uma soneca básica de volta, o Luis ficou por conta de prosear com o Márcio para que não sentisse sono e assim voltamos para ” O Salão da Ciça” em Araguaína, afinal era o dia do Baile de formatura de medicina da Thamires.

Muito obrigada por ter nos proporcionado uma tarde tão surpreendente, amigo Márcio Cotini !!

Estando em Tocantins, nao deixem de fazer este passeio, eu super indico!!

A seguir posts com detalhes dos eventos desta semana festiva e especial.

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros