“Se engana que eu gosto” é o segundo curta-metragem do diretor Marco Felipe


Depois de lançar seu primeiro curta-metragem, que conquistou 22 prêmios em oito países no ano passado, o cineasta Marco Felipe investiu rapidamente na segunda produção: o filme “Se engana que eu gosto”, que será lançado neste sábado (10), em uma avant première para atores, equipe e convidados, no UCI do RibeirãoShopping, às 11h.

Um pouco mais enxuto do que o primeiro curta, o novo filme tem 15 minutos de duração, distribuídos em seis cenas principais e conta com uma variedade de cenários, elenco profissional e cerca de 50 figurantes. 

O enredo faz um mergulho em questões que permeiam as buscas de três jovens universitários à beira da realização profissional, trazendo à tona traumas, vicissitudes, ambições, egos e problemas emocionais num emaranhado de questões individuais.

 

Para produzir este novo filme, Marco Felipe, publicitário de 26 anos, formado pela ESPM, diz que acreditou mais no próprio potencial artístico e apostou em um enredo com mais escala, o que também permitiu requintes na gravação, como atenção mais cuidadosa nas decisões técnicas (luz, fotografia, cenários e figurinos). 

O cineasta também investiu na eloquência dos diálogos e no efeito surpresa no final da narrativa. “Procurei construir um contexto de vida real nas cenas”, explica o diretor. 

Foram nove meses de produção – entre a criação do roteiro, as três locações para filmagens e todo o processo de pós-produção. Marco Felipe afirma que se sentiu mais seguro nesta produção e confessa que mergulhou em questões próprias, já que escolheu retratar a ousada decisão de um dos personagens: abandonar um projeto criado na universidade com chances de sucesso profissional, para abraçar uma busca pessoal. Situação que o próprio diretor enfrentou no início de sua vivência profissional até decidir seguir a carreira do cinema. 

“Neste filme deixei aflorar mais meu lado artista e procurei retratar questões humanas. Para isso, fui buscar elementos até na Filosofia antes de começar a produzir”. A fuga da realidade, problemas de saúde mental na juventude, o sistema tradicional de educação, conservadorismo e vitimismo são algumas das questões referenciadas no curta. “Estou muito realizado com este trabalho. Eu vivi um processo muito dolorido até me aceitar como artista e sintetizei um pouco do que senti em cada um dos três personagens centrais da narrativa. Acabei trazendo para a escrita deste curta uma luta que acontecia dentro de mim”, complementa.

 

O filme

 

“Se engana que eu gosto” mostra relação de três amigos universitários, entre ele dois irmãos e um casal de namorados, que apresentam uma ideia empreendedora brilhante em seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), quando uma professora orientadora lança a oportunidade de apresentá-los para um investidor interessado. Porém, seus egos, divergências do passado e ciúmes trazem à tona traumas que farão com que eles tramem um contra o outro para garantir que suas ambições individuais se tornem realidade, independentemente das opiniões alheias.

 

O elenco é formado por atores de São Paulo e Ribeirão Preto: Bruno Rods (Gui), Helena Cury (Gabi), Eduardo Venosa (Caio), Rosana Pavinski (Professora Amanda) e participação de Victor Canella (o investidor anjo Ale Novaes). A preparação dos atores ficou a cargo de Leandro Verzini e Michelly Vanzella e quem assinou a direção de fotografia foi Thiago Coghi. Já a responsabilidade de comandar o set como assistente de direção foi de Brendow Camilotti. O filme é uma parceria entre o diretor e a Ilha Crossmídia, produtora ribeirão-pretana, onde Marco atua como diretor de criação.

 

O trailer de “Se engana que eu gosto” pode ser acessado pelo canal do YouTube: https://youtu.be/3oAuz0TCTZk ou pelo perfil oficial no Instagram: @filmsbymarcofelipe

 

Circuito de festivais

Após o pré-lançamento em setembro deste ano, “Se Engana que eu gosto” participará de festivais de curtas-metragens no Brasil e, com sua versão legendada em inglês, no circuito internacional – tal como o diretor Marco Felipe fez com seu filme anterior “Experiência Profissional”, que até agora recebeu nove premiações indicadas pelo IMDb – são prêmios de melhor roteiro, fotografia, elenco, atuação, melhor diretor, entre outros. Este primeiro filme será exibido de forma aberta para o público final ainda neste ano. 

 

Já “Se engana que eu gosto” deve ser exibido até abril de 2022, quando terminarem os circuitos das principais premiações. Marco Felipe anuncia que pretende desenvolver, em breve, um terceiro projeto – talvez um longa – e, nesta produção, o cineasta pretende sair da esfera de sua experiência pessoal para colocar o seu olhar em outras realidades do cotidiano e avançar no caminho de críticas mais sociais e coletivas.

 

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros