Vacina da covid-19 deve chegar a Ribeirão na próxima semana


Doses já chegaram no Brasil e estão no Instituto Butantan. Foto: Divulgação

 

Boas notócias devem ser compartilhadas.

Confira esta:

“As primeiras doses da vacina contra a covid-19, que vão ser testadas em profissionais da Saúde, devem chegar em Ribeirão Preto na próxima semana, no máximo até terça-feira (28). A expectativa é que as aplicações comecem ainda este mês.  
Hoje (20), diversos lotes desembarcaram no aeroporto de Cumbica, em São Paulo, e foram recebidos pelo Instituto Butantan. O carregamento saiu de Frankfut, na Alemanha.  

Agora, a próxima parada deve ser o Hospital das Clínicas, escolhido pelo Estado para participar do estudo.  

Eduardo Coelho, professor da USP a frente da pesquisa no município, diz que as primeiras vacinas devem ser ministradas ainda essa semana na Capital e que análises preliminares do protocolo serão divulgadas.  

“A ideia é começar devagar, com alguns voluntários, e que a vacina chegue em Ribeirão Preto com observações já destacadas. Enquanto isso, estamos em treinamento, simulando atendimento e checando se está tudo correto para dar início”, explica.  

A dose é injetável e será aplicada duas vezes, com espaço de 15 dias, no campus no HC.  

Vale lembrar que o estudo tem um ano de duração, mas pode ser finalizado em novembro, quando a primeira fase dos testes no Brasil está prevista para ser finalizada.  

Se isso acontecer e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizar, uma produção em larga escala da vacina contra a covid-19 pode começar a ser fabricada ainda este ano.  

“Depois das aplicações, os voluntários vão ser acompanhados em pelo menos quatro retornos consecutivos, onde coletas de sangue e exames para detecção do vírus serão feitos. O objetivo é perceber se anticorpos contra o novo coronavírus estão sendo produzidos”, finaliza Coelho.”

 

 

FONTE:

ACidadeON/Ribeirao

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros