Você sabe fazer o pedido de aposentadoria?


 

 

Muitas pessoas não sabem como pedir sua aposentadoria, mas fique sabendo que hoje em dia, esse pedido pode ser feito diretamente do celular ou computador, sem necessidade de comparecer a uma agência do INSS, sendo algo bastante simples.

O sistema do  Meu INSS é autoexplicativo.

Antes de efetuar o pedido, é necessário que se faça uma contagem de tempo de contribuição e saber em qual modalidade encaixará o pedido.

Feito isso, vamos separar os documentos que deverão ser digitalizados (pode tirar fotos com seu celular e após converter em pdf em sites de forma online), sendo eles:

  1. Identidade e CPF;
  2. Comprovante de residência;
  3. Documento de atividade especial (se tiver tempo especial);
  4. Documento de atividade Rural (se tiver tempo rural);
  5. Requerimento escrito (escreva a caneta ou no computador com suas palavras explicando tudo que achar necessário sobre sua aposentadoria);
  6. Documento de serviço militar;
  7. Guias de pagamento de contribuição autônoma.

Vale dizer que, ainda que falte algum documento ou informação, faça o requerimento administrativo pois há prazo para cumprimento de exigências e o pagamento é feito desde a data do pedido.

Para começarmos é necessário acessar o sistema Meu INSS,  pois é nesse sistema da previdência que você fará o pedido.

1º passo: acesse o sistema Meu INSS:

2º passo: após selecionar a opção “ENTRAR”;

3º passo: se você ainda não fez seu cadastro no sistema, deverá parar esse passo a passo e realizar. Agora, basta inserir seu login e senha e acessar o sistema;

4º passo: na tela selecionar a opção “Pedir Aposentadoria“;

5º passo: na tela selecione a modalidade de aposentadoria que melhor se adapta ao seu caso;

Não se preocupe caso faça o pedido de aposentadoria errado, o INSS tem a obrigação legal de lhe conceder a aposentadoria mais vantajosa e mesmo que não faça como já expliquei no artigo sobre revisão, que citei acima, poderá pedir em momento futuro a correção sem qualquer problema.

Após escolher a opção de aposentadoria que acha mais vantajosa o sistema pedirá para atualizar seus dados, faça de forma muito correta, principalmente quanto ao e-mail e telefone, o INSS tem preferência para lhe comunicar sobre qualquer coisa por e-mail, fique atento ao seu.

 passo: após escolher a modalidade de aposentadoria e atualizar seus dados;

 passo: na tela acima deve selecionar a opção “AVANÇAR”, após deverá responder as algumas perguntas:

  1. a)possui tempo especial?
  2. b) possui tempo rural?
  3. c)possui tempo trabalhado em outro país (no exterior)?
  4. d)já trabalhou como professor?
  5. e)já trabalhou como militar?
  6. f)já trabalhou como servidor público da União, Estado ou Município?

Novamente não se preocupe, caso não saiba responder ou não tenhas os documentos disponíveis agora, poderá revisar seu benefício no futuro.

8º passo: após concluir a etapa anterior você chegará na tela abaixo:

Isso quer dizer que se no dia do pedido da aposentadoria não possuir direito o INSS pode atualizar a data para o dia em que o servidor está analisando o seu processo de aposentadoria, aconselho selecionar sim, se achar que o INSS errou poderá proceder com a revisão do seu benefício e claro receber as diferenças atrasadas;

 passo: após terminar o passo anterior chegará na tela abaixo:

Nessa tela você deve preencher os dados solicitados e após anexar os documentos que mencionei no começo do artigo, basta rolar a tela;

10º passo: após terminar de anexar os documentos e selecionar a opção avançar:

  1. a)chegará em uma tela onde é necessário informar seu CEP para escolher agência do INSS mais próxima de sua residência;
  2. b)após deverá escolher uma agência bancária para receber sua aposentadoria, escolha a mais próxima de início mesmo que não tenha conta bancária lá.
  3. c)após aparecerá uma tela com o resumo do seu requerimento de aposentadoria, você deve selecionar a opção na caixa em branco, para confirmar que as informações inseridas no pedido são verdadeiras.

 

  1. Fim!Agora você terminou seu pedido de aposentadoria pelo sistema Meu INSS.

Fique atento as mensagens de texto no seu celular, principalmente ao e-mail que você informou no requerimento da aposentadoria, o INSS prefere usar o e-mail para se comunicar com você, caso eles façam alguma exigência ou outra solicitação.

Muita atenção: O INSS não ligará para você, e caso o façam não pedem informações bancárias, desconfie de qualquer ligação e na dúvida confira no sistema Meu INSS e ligue no 135.

O comunicado de resultado chegará num prazo médio de 45 (quarenta e cinco) dias e, caso tenha o pedido indeferido (negado) procura ingressar com recurso administrativo ou ainda, com pedido de concessão de benefício previdenciário na Justiça.

Antes de fazer o pedido sozinho, aconselho que leve o caso a um advogado especializado em direito previdenciário para que ele averigue se essa é uma boa opção para você, pois as vezes é melhor esperar mais tempo e aposentar com um valor melhor, fazendo assim um planejamento previdenciário.

Espero ter ajudado com suas dúvidas de como pedir aposentadoria pela internet e que seu pedido de aposentadoria seja concedido com sucesso.

 

 

 

 

 

 

Dra. Flávia Lopes, advogada pós graduada em direito previdenciário.Com unidades em Ribeirão Preto e Cosmópolis, atende toda a região. Direito Trabalhista, Previdenciário e Direito da Família. www.flavialopes.adv.br

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros