Louis Vuitton lança coleção em parceria com artista plástica Yayoi Kusama


Nascida em 1929, no Japão, Yayoi Kusama começou a pintar suas famosas bolinhas (polka dots) aos dez anos, criando incríveis pinturas com aquarelas e tinta óleo. Estudou na Kyoto Municipal School of Arts and Crafts e especializou-se em pintura Nihonga, um estilo rigoroso e formal desenvolvido durante o período Meiji. No início da década de 50, começou a transformar suas famosas bolinhas (redes infinitas, como ela as chamava) em arte, cobrindo paredes, pisos, objetos, telas e até mesmo modelos. A inspiração para esse padrão de pintura veio de sua infância, quando ela tinha alucinações e problemas com depressão.
Em 1957, foi para Nova York, onde criou instalações, participou de manifestações anti-guerra, desfiles de moda, festivais de pintura corporal e até mesmo produções cinematográficas. Com seu filme “Kusama’s Self Obliteration”, ganhou um prêmio na International Experimental Film Competition, da Bélgica. Enorme influência para nomes como Andy Warhol e George Segal, o trabalho de repetição dos pontos e bolinhas de Kusama acabou por associá-la à pop art. Precursora do minimalismo e do movimento feminista nas artes, usava cores psicodélicas e suportes diferenciados (pintura, colagem, modelos vivos, escultura e performance). É considerada uma das maiores artistas ainda vivas do Japão, além de uma forte voz do movimento avant-garde.


As peças desenvolvidas em parceria com a renomada artista plástica japonesa Yayoi Kusama poderão ser encontradas nas lojas Louis Vuitton  partir de hoje, 10 de julho
A coleção inclui roupas e acessórios com a padronagem que Kusama tornou icônica: os polka dots, ou bolinhas 
‹ 
Marc Jacobs, estilista da marca, e Yayoi Kusama se conheceram em 2006, quando o estilista fez uma visita ao estúdio da japonesa. Ela mostrou uma bolsa Louis Vuitton com o clássico monograma coberto pelas bolinhas que são sua marca, e Jacobs adorou a cara de pop art que suas peças ganharam. Para anunciar a parceria, a Louis Vuitton lançou um site que faz uma viagem pelo mundo e pela carreira da artista ainda em 2011, além de apoiar uma mostra retrospectiva de Kusama no Tate Modern. A coleção tem influência pop art, bolsas sem monogramas (que foram substituídos pelos famosos polka dots), cores vibrantes e diferentes, e muita feminilidade.
Essa não é a primeira vez que a Maison traz nomes da arte para criar coleções. Em 2001, a parceria foi com Steven Sprouse, e em 2002, com Takashi Murakami. O objetivo dessas coleções artsy é aproximar o mundo das artes daqueles que não têm contato com esse universo artístico.

A coleção estará disponível nas lojas Louis Vuitton a partir de hoje !!!
Bora meninas !!!

Fotos : Divulgação

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros