SPFWTRANSN42: Os tons pastéis de João Pimenta


 

14826194_1204084279629772_1878379520_n

Look by Giusepina Store (https://www.facebook.com/giusepinastorerp/?fref=ts)

Quem me conhece sabe o quanto eu AMOO as esdições da SPFW. Desta vez foi bem difícil acompanhasr por conta dos compromissos mas aos 45 do segundo tempo lá fui eu ver o que rolava no último dia desta edição.

A SPFWTRANSN42 foi uma edição bem reduzida e diferente das duas últimas edições que eu acompanhei.

Mas cheia de charme e muita ousadia também.

 

14872559_1204084566296410_366480339_n

Cheguei a tempo de assistir ao desfile do querido e conterrâneo João Pimenta. Sim , ele é da Terrinha, Ribeirão Preto, mas já conquistou o mundo fashion com suas criações.

14915096_1204086089629591_280393802_n

João Pimenta decidiu fazer tudo diferente pra esse verão 2017. Ao contrário do seu processo criativo usual, ele olhou pras tendências e partiu de algumas delas.

É uma coleção bem criativa, desfilada só por homens mas pensada pra ser agênero (inclusive com saias); muito mais clara (dominada por tons pastel!) e leve do que se estava acostumado a ver do estilista; menos calcada na alfaiataria e conversando com uma ideia de streetwear e sportswear sem também se render a ela.

joao-pimenta-n42_0002

Segundo o estilista, o objetivo desta coleção era, justamente, trazer a sua moda “para a vida real”. “A inspiração da coleção foi a ideia de vir um pouco para a realidade das peças usadas na rua, embora as criações ainda tenham shapes mais conceituais. Em contraponto, a minha cartela de cor, os sapatos e algumas modelagens foram desenvolvidas a partir das tendências reais para a temporada. Desta vez, eu estou olhando para o desejo das pessoas para criar as peças”, explicou.

joao-pimenta-n42_0001

Em relação à cartela de cores apontada por João Pimenta, o designer contou que apostou em uma combinação de 70 tons diferentes. Para a coleção Verão 17, o estilista acredita em um domínio de tons pastel. “Eu misturei tons nos quais eu acredito que serão tendência. Então, tem bastante nude, cores neutras, verde, azul e rosa. Mas tudo em tons claros, lavados e leves. Já nas modelagens, eu optei por shapes mais soltos e largos. Fora isso, os babados representam uma aposta minha de tendências e trazem um clima mais romântico”, detalhou.

Um casual fashionista, com o oversize mais comercial convivendo com profusão de babados – referência a ondastambém presentes nos recortes, uma das inspirações ao lado das listras dos marinheiros.

João Pimenta adotou o desfila-compra com uma coleção pautada em tons pastel, alfaiataria primorosa de perfume esportivo, e atitude genderless. A estamparia e os os recortes evidenciaram o mood geométrico. Calças cortadas, um hit da temporada, marcaram presença. Saias plissadas reforçaram a assinatura ousada que o estilista carrega para o seu público masculino. A volumetria pontuou a coleção com maxi babados em locais estratégicos, o que, à primeira vista poderia soar exótico, porém imprimiu o clima dramático tão esperado pelos fashionistas. No geral, peças desejo que com certeza vão ocupar o closet do homem contemporâneo, principalmente as jaquetas bomber de forte inspiração na estética fitness 80’s.

joao-pimenta-n42_0004

Para compor as criações de João Pimenta, os modelos apresentaram visuais leves, divertidos e despojados. No casting, oito modelos platinaram as madeixas e depois coloriram com tons vibrantes, como verde e azul. Responsável por reproduzir esta proposta do estilista, Luiz Mufato, da Retrô Hair, contou que o processo demorou cinco horas desde a noite anterior até o momento do desfile para conseguirem o efeito desejado.

281016-joao-pimenta-spfw-34

“O João me pediu para que os modelos tivessem esse visual mais divertido e já me deu o brieffing dos cabelos platinados. Então, nós da Retrô Hair partimos para a descoloração dos fios e depois pintamos os cabelos com papel crepom. Afinal, esses modelos possuem outros trabalhos e não queríamos estragas os fios com muita química”, explicou.

Dialogando com as peças de João Pimenta e o cabelo alternativo de alguns modelos, a maquiagem foi a mais básica possível. Na pele do casting, Luiz Mufato apostou apenas em correções e na nova prática dos homens modernos. “Na pele, a gente fez uma maquiagem muito leve, que remete ao homem contemporâneo. Ou seja, esse personagem usa maquiagem normalmente mas não quer transparecer a prática”, disse

Além de assinar o  penúltimo desfile da SPFWTRANSN42,  Pimenta assinou também  uma coleção que cruzou a passarela da no segundo dia de desfiles, onde o  estilista apresentou suas criações para a LAB, marca do rapper Emicida que trouxe a energia das ruas para a semana de moda mais importante da América Latina. Sobre essa dupla experiência, João destacou a “diferença completa” entre as criações. “Na LAB, é uma questão mais streetwear, em oposição à minha, que é mais elaborada com bastante alfaiataria. O mais bacana dessa experiência é poder criar em cima de lados bem opostos”, argumentou o estilista que emendou na questão da democracia da moda. “Eu acho que a moda é pensada para as pessoas, que possuem os mais diferentes tipos de gosto. Então, eu vejo que essa diversidade fashion é interessante e extremamente necessária”, concluiu.”

Eu AMEI o desfile e já sou sua fã.

João Pimenta, além de ser super talentoso e criativo é uma pessoa carismática e super solícita que já me  conquistou 4éver!

Já aguardando o próximo!!

E para os  afoitos: daqui um mês a coleção já está disponível no ateliê e em pontos de venda selecionados!

 

Fonte e Fotos :

Sites: Jornal do Brasil e Lilian Pacce

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros