TENDÊNCIAS SUSTENTÁVEIS NA INDÚSTRIA TÊXTIL


A sustentabilidade e a consciência da sua importância para toda a sociedade e para o mundo ganha cada vez mais espaço e relevância em diversos setores e, claro, na indústria têxtil não é diferente. No caso desse segmento, em específico, o que se torna praticamente essencial em termos de sustentabilidade é a escolha de materiais, como malhas ou matérias-primas sustentáveis.

 

Texneo, uma das principais indústrias têxteis no Brasil, está sempre atenta as principais tendências globais e se preocupa com a sustentabilidade em seus processos. Por isso, ela cita alguns pontos de atenção para quem quer abraçar a causa sustentável nessa indústria de forma eficiente:

Possibilidade de matérias-primas sustentáveis — Existe uma variedade de alternativas de materiais para produzir na indústria têxtil. Um exemplo são os fios de poliéster reciclados, que são produzidos com garrafas PET e reduzem a quantidade de garrafas jogadas no meio ambiente e em aterros sanitários. Ótimos exemplos são a poliamida reciclada, feita a partir do reaproveitamento de resíduos de produção têxtil que seriam descartados como lixo, e a biomida, uma matéria-prima 100% ecológica, feita inteiramente a partir de um milho modificado geneticamente para atender ao mercado da moda

 

Destinação de materiais — A forma de descarte dos materiais utilizados nas produções têxteis tem ligação direta com a sustentabilidade e o aproveitamento é uma forma interessante de fazer parte desse ciclo. Além disso, é necessário investir na destinação correta, por meio de parcerias com ONG’s ou cooperativas de costureiras que possam reaproveitar os retalhos para criar novas peças.

Por fim, podemos apontar que a tendência da aplicação de matérias-primas sustentáveis veio para ficar, impulsionada principalmente pelas novas gerações. Para se ter uma ideia, de acordo com o estudo Generation Z And Consumer Trends In Environmental Packaging, cerca de 70% dos membros das gerações Y e Z dão preferência para produtos que sejam alinhados com suas crenças pessoais. Cerca de 66% dos consumidores da geração Z, por exemplo, não se importam com marcas de luxo ou designs exclusivos, dando preferência para produtos com propósito. Por isso, a aposta em produtos que causem menos impacto no meio ambiente devem tornear a indústria têxtil nos próximos anos.

 

Sobre a Texneo

Fundada em 1995 pelo irmãos Ricardo Axt e Fabrício Axt, a Texneo é uma das principais indústrias têxteis no Brasil, com foco na produção de malhas em rolo para os segmentos sportwear, beachwear e underwear. A empresa aposta na tríade de sustentabilidade, inovações e olhar humano para desenvolver seus produtos e ampliar seu atendimento em todo território nacional e outros 17 países, entre eles: Uruguai, Argentina, Bolívia e boa parte da América Latina. A empresa marca presença também nos Estados Unidos, Europa, África do Sul, somando mais de 1,5 mil clientes ativos.

 

 

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros