Festival Sabor de São Paulo chega à terceira edição


unnamed

 

O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, projeto da Secretaria de Turismo de São Paulo, realizado pela revista Prazeres da Mesa com apoio educacional do Senac São Paulo, chega a sua terceira edição em 2015.

O evento, que reuniu cerca de 154 mil pessoas em 2013 e 2014 vai percorrer 15 regiões em busca de receitas típicas e tradicionais, com o objetivo de fomentar o turismo a partir das múltiplas delícias que compõe esta cozinha rica e diversificada.

Todas as pessoas que criam, produzem e vendem pratos que têm forte laço cultural com sua região de origem podem se inscrever por sua cidade – quer sejam cozinheiros, comerciantes de rua ou donos de estabelecimentos que servem receitas típicas.

As quinze cidades-anfitriãs que pertencem às macrorregiões do Estado participantes do evento serão: Sorocaba, Bauru, Franca, Presidente Prudente, Taubaté, São José do Rio Preto, Araçatuba, Jundiaí, São Carlos, Marília, Registro, Ribeirão Preto, Barretos, Guarulhos e Santos (leia cronograma abaixo).

Para cada etapa regional, haverá uma fase de inscrição, um período de chamada dos pratos típicos escolhidos e a eliminatória com a apresentação das dez receitas pré-selecionadas. Essa fase contará, em todas as cidades, com um chef padrinho e serão organizadas no formato de feiras, onde o público poderá degustar os pratos selecionados e votar em favor de seu preferido. A entrada custará R$ 10 e dará o direito de provar todas as opções, das 17h às 20h30.

Além da avaliação popular, haverá um júri especializado composto por chef-padrinho, jornalistas da revista Prazeres da Mesa, representantes do Senac e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Este júri selecionará quatro vencedores de cada macrorregião (totalizando 60 pratos), que serão conhecidos na grande festa popular de encerramento realizada nos dias 14 e 15 de novembro, no Parque Vila Lobos (São Paulo).

O regulamento pode ser consultado no site www.sabordesaopaulo.com.br.

Os melhores pratos farão parte do Guia de Turismo Gastronômico oficial da Secretaria de Turismo.

Serão padrinhos e madrinhas do festival os chefs: João Belezia (Buffet João Belezia Gastronomia), Fábio Vieira (Micaela), Viko Tangoda (Buffet Viko), Guga Rocha (Homens Gourmet – consultor), Marcelo Correa Bastos (Jiquitaia), Dani França Pinto (Marcelino Pan Y Vino), Dani Padalino (Banqueteria Nacional), Dalton Rangel (Homens Gourmet – consultor), André Castro (D´Olivino), André Ahn (Guaiaó), Adriano Kanashiro (Momotaro), Raphael Despirite (Marcel), Neka Mena Barreto (Buffet Neka Gastronomia), Henrique Fogaça (Sal e Cão Veio) e Eudes Assis (Consultor).

 

12ª Etapa – Ribeirão Preto – Aula de Cozinha

O encontro também terá a presença do chef Rafael Despirite. Além de fazer parte do júri que escolherá as quatro melhores receitas da macrorregião,oa chef dará uma aula de cozinha gratuita no mesmo dia, às 15 horas. Os interessados podem se inscrever pelo site: www.sp.senac.br/sabordesaopaulo. As vagas são limitadas.

 

 

 

Dia: quinta-feira, 27 de agosto

Horário: às 15 horas (aula de cozinha) e das 17 às 20h30 (degustação)

Local: Senac Ribeirão Preto

Endereço: Avenida Capitão Salomão, nº 2.133 – Jardim Mosteiro

Telefone: (16) 2111-1200

Mais informações: www.sp.senac.br

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros