USP Filarmônica e ALMA apresentam ópera junina Bastien & Bastienne de Mozart


A USP Filarmônica, em parceria com o Coral do Ópera Studio do Departamento de Música da FFCLRP-USP e o Corpo Experimental de Balé da ALMA, levará ao palco a ópera Bastien & Bastienne, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), em três récitas gratuitas durante o mês de junho de 2025. As apresentações ocorrerão em Ribeirão Preto, comemorando o 169º aniversário da cidade, e em São Carlos. Todas as récitas integram a série Concertos USP.

            As récitas acontecerão nos dias 18 de junho (quarta-feira), às 20h, no Teatro do Campus da USP de Ribeirão Preto; 24 de junho (terça-feira), às 20h, no Theatro Pedro II; e 25 de junho (quarta-feira), às 20h, no Teatro Municipal de São Carlos.

            As récitas contarão com os cantores solistas Luana Santos (mezzo-soprano), interpretando Bastienne, Jean William Silva (tenor), interpretando Bastien, e o padre Christian Aparecido Batista Ferreira (barítono), interpretando o Guru Colás.

A narração ficará a cargo de Milton Ávila.

A produção conta ainda com a participação do Corpo Experimental de Balé da ALMA que tem como responsável a professora Marisol Gallo, da professora de canto Maria Yuka de Almeida Prado e do Coral do Ópera Studio, cujo professor responsável é Lucas Eduardo da Silva Galon.

Composta por Mozart aos 12 anos, Bastien & Bastienne é uma ópera num único ato que narra uma história de amor camponês – o lavrador caipira – repleta de humor e ironia.

 

A montagem de 2025 traz uma adaptação especial para o clima das festas juninas, com inserções musicais, típicas das festas juninas, do compositor mineiro José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (17??-1805), com direção cênica, coreografia, cenário e figurino por Marisol Gallo e regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.       

As récitas são gratuitas e abertas ao público, seguindo o princípio de democratização no acesso às artes, promovida pela Universidade de São Paulo. Em Ribeirão Preto, as apresentações são com entrada livre, sem ingressos. Já em São Carlos, é possível retirar ingressos a partir das 19h, no local da apresentação.

A realização conta com várias instituições de apoio: USP, Pró-Reitoria de Graduação, FUSP, PUSP de São Carlos, GCACEx (São Carlos), PUSP de Ribeirão Preto, IQSC-USP, FFCLRP-USP, Departamento de Música da FFCLRP-USP, NAP-CIPEM, USP Filarmônica, ALMA, Prefeitura Municipal de São Carlos/Teatro Municipal e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/Theatro Pedro II.

 

 

Datas e locais:

 

Teatro do Campus da USP – Ribeirão Preto

Data: 18 de junho (quarta-feira)

Horário: 20h

Local: Balão Central do Campus – Av. Bandeirantes, 3.900

 

Theatro Pedro II – Ribeirão Preto

Data: 24 de junho (terça-feira)

Horário: 20h

Local: Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

 

Teatro Municipal de São Carlos

Data: 25 de junho (quarta-feira)

Horário: 20h

Local: Rua 7 de Setembro, 1735 – Centro

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros