21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto recebeu cerca de 193 mil visitantes


 

21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) terminou neste domingo (28/8) e registrou um público de 193 mil pessoas – 178 mil participantes de forma presencial e 15 mil acessos on-line. É a primeira vez que a Fundação do Livro e Leitura, instituição responsável pela feira, opta pelo formato híbrido. Foram 10 dias (abertura no dia 19 de agosto) e programação de 20 a 28 de agosto, em nove locais da cidade, a maioria no tradicional Quarteirão Paulista (Praça XV de Novembro; Theatro Pedro II,  Auditório Meira Júnior e Esplanada; Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira), além dos espaços SESC Ribeirão, Instituto Seb – A Fábrica, Teatro Municipal, Teatro Ses

i e RibeirãoShopping.

Por conta da pandemia do Coronavírus, a FIL não foi realizada em 2020 e, no ano passado, ocorreu de forma 100% on-line. Em 2022, com a melhoria do cenário sanitário, mas ainda tomando todos os cuidados necessários, a feira voltou a interagir presencialmente com o seu público, trazendo movimentação à economia local.  Além disso, contou com a participação do público de outras localidades, com acessos de 16 países: Brasil,Tailândia, Vietnã, Índia, Cambodia, Estados Unidos, Cingapura, Austrália, Portugal, Japão, Indonésia, Filipinas, Alemanha, Argentina, Nova Zelândia e Colômbia.

Com programação embasada no tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”, o evento celebrou a produção dos escritores nacionais e internacionais, destacando a diversidade autoral que retrata temas como questões históricas, comportamentos sociais, assuntos relacionados ao universo feminino, intercâmbio com outras linguagens artísticas voltadas ao público infantojuvenil, terceira idade, LGBTQIAP+, entre outros.

 

Na avaliação da curadora da FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, foi uma feira muito participativa. “Conseguimos acessar pessoas que estavam distantes do universo da FIl. A parceria com a CUFA, por exemplo, as batalhas de poesia, o espaço para a diversidade, as agendas com cidades da região, permitiram a presença de pessoas que não frequentavam a feira”, afirma.

Para a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, essa feira é encontro, é conexão e “neste ano foi reencontro e reconexão”. O gerente do SESC Ribeirão, Mauro Cesar Jensen, destacou que, em parceria com a Fundação do Livro e Leitura, o SESC pode ampliar suas ações e serviços desenvolvidos pela unidade de Ribeirão Preto. “Conseguimos trazer um pouco de nossa missão institucional. O SESC, com certeza, também estará sempre nesta resistência, para trazer coisas boas à população de Ribeirão Preto, através da Feira do Livro”.

 

A feira literária conta com a Lei de Incentivo à Cultura e o PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. O evento foi acessível, com interpretação em Libras. Parte da programação pode ser conferida pela plataforma: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/.

 

Números da FIL

Anualmente, a Feira Internacional do Livro movimenta a cadeia cultural e de economia criativa do país. “Ao todo, foram mais de mil pessoas entre colaboradores, diretos e indiretos, em funções diversas para manter a engrenagem do evento em funcionamento”, conta a superintendente da Fundação, Viviane Mendonça. Nesta edição, foram aproximadamente 100 horas para a realização de toda agenda cultural. O espaço de exposição dos livros contou com 32 estandes comerciais e 10 institucionais.

 

Com referência aos programas educativos e de formação de leitores, o “Combinando Palavras” reuniu cerca de 9.500 alunos de 64 escolas estaduais, 25 municipais, uma ETEC (Escola Técnica Estadual), uma da Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e uma da Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, contando com 141 professores. Nesta edição, além de Ribeirão Preto, o programa chegou às cidades de Franca, Luiz Antonio e Serrana. O “Recortando Palavras” concentrou quase mil alunos de 22 instituições públicas estaduais e do Centro Educacional Marista Ir. Rui, tendo o envolvimento de 23 professores.

 

Pré-Lançamento da 22ª edição

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto terminou neste domingo (28) com uma extensa agenda cultural e presença expressiva da população.  No final da tarde, às 17h, o show musical “Minha Voz e eu”, com Assucena, tomou a cena do espaço Ambient de Leitura, na Esplanada do Pedro II. A cantora trouxe uma experimentação entre a voz, a distorção, a melodia e a tecnologia. Com um repertório autoral e canções consagradas da MPB, o show passeou por beets, violão e guitarra.

 

Às 17h45, a diretoria da Fundação do Livro e Leitura apresentou à plateia do Theatro Pedro II um balanço da feira e anunciou a data e o tema da 23ª edição da FIL, que será de 19 a 27 de agosto de 2023 com a proposição Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”“A nossa intenção é desencadear o debate e a reflexão sobre as fronteiras entre guerra e paz, casa e senzala, preto e branco, perto e longe, grande e pequeno, homem e mulher…”, mostrou a curadora, Adriana Silva.

 

Na sequência, o SESC Ribeirão apresentou o espetáculo teatral “Henriques” com a Cia Vagalum Tum Tum. Às 20h30, a feira teve encerramento com o Salão de Ideias “Do Livro para a Cena”, com a atriz ribeirão-pretana Débora Duboc para uma abordagem da relação do teatro com a literatura – duas formas de expressão cultural. A mediação foi com Pedro Leão, secretário adjunto de Cultura e Turismo e deu abertura ao 6º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto. A programação acontecerá em diversos espaços da cidade, de 30 de agosto a 11 de setembro. Mais informações pelo portal www.ribeiraopreto.sp.gov.br.

 

Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient. Patrocínio Ouro: GasBrasiliano e Savegnago. Patrocínio Prata: Passalacqua, Premier Pet, Pedra Agroindustrial, Ribeirãoshopping, Riberfoods, Usina Vertente,Tereos e Vittia. Patrocínio Bronze: Supermercados Gricki, MazaTarraf, Tracan, Santa Helena. Patrocínio: Madeiranit, Usina São Martinho, Tarraf. Instituição Cultural: SESC. Parceria Cultural: Fundação Dom Pedro II – Theatro Pedro II, Alma – Academia Livre de Música e Artes, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, CUFA, A Fábrica, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, AbaCare, Associação de Surdos, CAEERP, FADA, Fundação Panda, Ribdown, SOMAR. Apoio: ACIRP, Base Química , Cenourão, Combustran, DTEK, Durati Distribuidora, Lopes Material Rodante,Molyplast, Mialich supermercados, Santa Emília, Transmogiana,Tonin, Vantage – Geo Agro, ViaBrasil, Coderp, Transerp, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura. Apoio Cultural: Convention Bureau, Colégio Marista, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva, Educandário, SESI, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, NW3, Grupo Utam, Monreale Hotéis, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada e Instituto Unimed.

 

Para saber mais sobre a 21ª FIL:

Plataforma: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Instagram: (@fundacaolivrorp)

Facebook: (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)

Linkedin: (fundacaolivrorp)

Twitter: (@FundacaoLivroRP)

YouTube: (FeiraDoLivroRibeirao)

 

Sobre a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 22 anos de história e 21 edições realizadas. Em 2020, tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

Neste ano, o objetivo dos organizadores foi oferecer uma programação com atividades presenciais e outras em formato on-line, reunindo palestrantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades foram gratuitas e abertas à população: salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais, entre outras.

 

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros