#SAUDE: Altas Temperaturas e Verão: a importância dos cuidados com a pele e prevenção ao Câncer de Pele


 
 
O verão é uma delícia não é mesmo.
Mas julgo super oportuna esta pauta para ficarmos  alertas.
A chegada do verão e o aumento nas temperaturas trazem consigo alguns cuidados que devemos ter com a pele antes de nos expormos ao Sol.
“Os melhores tratamentos são definidos a partir de um diagnóstico precoce, e diante disso é essencial uma consulta médica.
Precisamos promover esta conscientização nas pessoas”, diz o dermatologista Gustavo Saczk.
Segundo ele, o ideal porém é a população proteger-se dos raios ultravioletas durante o ano inteiro, já que apesar da recomendação dos médicos e divulgação de campanhas educativas, o número de pacientes diagnosticados com câncer de pele tem aumentado a cada ano.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente, são diagnosticados 180 mil novos casos da doença.
Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer no Brasil, é de pele. 

Ainda segundo o INCA, 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele.

Para o dermatologista a melhor forma de evitar a doença é a prevenção: “Os melhores tratamentos são definidos a partir de um diagnóstico precoce, e diante disso é essencial uma consulta médica. Precisamos promover esta conscientização nas pessoas”.

Dr. Gustavo reforça que é necessário também se fazer o alerta sobre os sinais da pele e explica como o ABCD das manchas, ou seja, uma espécie de autoexame, pode ajudar no diagnóstico e nas chances de cura:

O câncer de pele, se descoberto no início, tem um tratamento fácil na maioria dos casos, por isso é muito importante falarmos sobre diagnóstico e tratamentos precoces. Através de um autoexame é possível saber se suas pintinhas precisam ser avaliadas por um dermatologista. Para isso, vamos falar do ABCD das manchas.

A letra A é de assimetria. Para isso, você divide mentalmente a lesão em duas ou quatro e todas as partes devem ser muito parecidas.

O B vem de bordos, o contorno da lesão. Ele deve ser bem desenhado, se for irregular você tem que ficar atento.

O C representa a coloração. Para chamar a atenção a pinta deve ser escura ou ter muitas cores. Falo sempre aos meus pacientes: se você está vendo que sua manchinha que era preta está ficando branca ou marrom e crescendo apenas um dos lados, venha logo ao consultório para uma avaliação!

E a última letra, o D, vem de diâmetro. Essa é um pouco mais técnica, pois lesões maiores que 6 milímetros devem ser avaliadas com mais cuidado. Mas para ficar mais fácil, se você tem uma pinta que vem crescendo nos últimos meses, isso é um sinal de alerta.

E claro, nunca esqueça do seu protetor solar, ok?

Assim as suas pintas vão continuar a viver em harmonia com o seu corpo!

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros