Encontro de blocos em Ribeirão Preto começa com Sargento Pimenta e Agrada Gregos


 

Serão quatro dias de folia pelas ruas da zona sul de Ribeirão Preto. O carnaval de rua promovido pelo Bloco Califórnia começa no dia 10 de fevereiro, sábado, com a participação de um dos maiores blocos do Rio de Janeiro, o Sargento Pimenta.

No domingo, dia 11, a folia é com o bloco paulistano Agrada Gregos, com a presença confirmada da dançarina Sheila Mello. Já na segunda, dia 12 é a vez do paulistano Bangalafumenga e na terça, dia 13, o Bloco Casa Comigo. 

Sargento Pimenta foi criado em 2010 por garotos que amavam os Beatles e o carnaval, inserindo a música do quarteto de Liverpool na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba. Com arranjos sofisticados, mas que respeitam a personalidade original das melodias, o repertório inclui as cirandas “All You Need Is Love” e “Hey Jude”, as marchinhas “She Loves You” e “All My Loving”, o baião “Can’t Buy Me Love”, o samba “I Want To Hold Your Hand”, a quadrilha “Here Comes The Sun”, entre outros. O cuidado com o figurino também chama atenção: os Pimentas se apresentam com roupas exclusivas, inspiradas na capa de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, frequentemente citado como o melhor e mais influente álbum da história do rock. Nas apresentações, os efeitos visuais e a performance dos músicos resultam em um espetáculo lúdico e irreverente.

Já o Agrada Gregos, bloco que ficou entre os dez maiores do ano de 2017, faz um convite aos foliões do Carnaval de Ribeirão Preto: “Pega sua fantasia, adereço, sunga, bikini, glitter e vem beijar muito!”. O bloco surgiu com a ideia tornar as festas carnavalescas mais acessíveis na cidade de São Paulo e da crença de que os paulistas também sabem se divertir e festejar. Leva para as ruas a diversificação de outros ritmos que não são tradicionalmente carnavalescos, incentivando também a mistura do público para a integração e diminuição de preconceito. “Queremos utilizar o carnaval, uma época na qual as pessoas têm uma predisposição para serem mais receptivas e abertas como gatilho para provocar essa reflexão”, explica o Agrada Gregos.

O Bangalafumenga traz para o desfile a comemoração dos seus 20 anos com o tema “20 ANOS DE BRILHO!”. O bloco é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro e no repertório estão composições próprias e consagrados sucessos da música brasileira, com arranjos especiais em ritmos como ijexá, maracatu, ciranda, maculelê e, claro, muito samba. Já o Casa Comigo, de São Paulo, põe o bloco na rua para combater o discurso de ódio e promover o amor com a mensagem “Hater, eu te amo”. De acordo com o bloco, “para cada absurdo, um bater mais forte do surdo. Para cada ataque virtual, a letra de amor de carnaval”.

Este carnaval é uma parceria do Bloco Califórnia e de SKOL. A marca quer convidar a todos para se juntar ao maior número de pessoas com um único objetivo: se divertir e fazer a folia mais redonda que já se viu.

A concentração começa às 13h e a apresentação dos blocos às 16h, na avenida Dr. José Cesário Monteiro da Silva, no bairro Nova Aliança. A festa é gratuita e aberta a todas as famílias.

Programação Carnaval Ribeirão Preto/SP

10/02: Bloco Sargento Pimenta (RJ)

11/02: Bloco Agrada Gregos com a participação da dançarina Sheila Mello (SP)

12/02: Bloco Bangalafumenga (RJ)

13/02: Bloco Casa Comigo

Concentração: 13h

Início apresentação Blocos: 16h

Encerramento: 20h

Local: Avenida Dr. José Cesário Monteiro da Silva, bairro Nova Aliança | Ribeirão Preto | Evento gratuito

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros