Nuvem e produtividade os 6 melhores serviços para organização pessoal


590c7d6a-9355-460c-8b45-ce30a3228787

Bruno Andrade é consultor e membro da equipe i, que desenvolve treinamentos focados no aumento da produtividade pessoal através do uso otimizado da tecnologia e da computação em nuvem. brunorpandrade@gmail.com

 

 

Nossos dispositivos estão sempre à mão e possuem aplicativos que possibilitam o gerenciamento de todo tipo de informação. A computação em nuvem oferece serviços gratuitos de qualidade que permitem armazenar, acessar, manipular e sincronizar a informação com os diferentes.

Atualmente, os dispositivos não são, ou não deveriam ser, o local onde residem nossas informações, mas sim os meios para acessá-las, pois o local definitivo da informação é a nuvem. Basta adicionar a informação no celular para que a mesma esteja automaticamente disponível e atualizada no notebook, no tablet e ainda acessível em qualquer computador com acesso à Web.

É importante ter ciência de que as ferramentas em si não incrementam a produtividade.

Em alguns casos acontece o contrário: a falta de hábitos de organização faz com que a tecnologia seja mais um fator de distração e perda de tempo.

Existe uma infinidade de aplicativos e serviços de nuvem. Nos últimos anos, testei dezenas deles e selecionei os mais eficientes no incremento da produtividade pessoal.

Recomendo essas ferramentas porque são as que utilizo no meu dia a dia.

Esses serviços são gratuitos e funcionam em Gmail para administrar e-mails e lista de contatos. Seu gerenciamento de marcadores é simples, assim como suas configurações. Ter os contatos na mesma conta facilita o envio de e-mails sem ser necessário fcar procurando os endereços em outro local ou dispositivo.

Além disso, seu Dropbox ou  para arquivos diversos como textos, planilhas, PDFs, imagens, apresentações etc. O Dropbox possui mais tempo de estrada e é mais ágil. O processo de sincronização entre diversos dispositivos é rápido e perfeito. Em contrapartida, seu espaço gratuito é limitado e a aquisição de espaço extra é cara.

O Google Drive oferece maior espaço gratuito e bons preços

para quem precisa adquirir espaço extra. Além disso, os google docs permitem edição de arquivos de texto, planilhas e apresentações em colaboração e em tempo real. Para a edição em conjunto, os colaboradores têm que possuir conta Google. Mesmo com essas vantagens, o Google Drive ainda deixa a desejar no quesito agilidade de sincronização. Para aproveitar o melhor de cada Google agenda para compromissos. O serviço é efciente, rápido e intuitivo. Seus recursos e confgurações são compatíveis com os aplicativos de agenda nativos de praticamente todos smartphones e tablets. Basta ter uma conta Google para usufruir dos serviços Gmail + contatos, Google Drive e Google Agenda.

Outro serviço pouco conhecido, mas que agrega milhões de

usuários no mundo, é o Evernote. Inspirado na memória dos

elefantes, esse serviço promete ajudá-lo a lembrar-se de tudo

sem ter uma mente cheia.

O serviço funciona armazenando as informações e referências em blocos de notas.

As notas podem conter texto, imagens, áudio, anexos e até páginas inteiras da Web.

O conceito de blocos e notas, versus pastas e arquivos, torna o processo de arquivamento, edição e consulta muito mais ágil, divertido e interessante.

“Atualmente minha atuação profissional resume-se ao desenvolvimento humano: na Escola Waldorf, com crianças em um ambiente analógico e low-tech e no Free Mind on the Clouds, com adultos em um contexto hi-tech digital.

Tenho a satisfação de transitar nesses dois meios aparentemente opostos, porém humanamente idênticos.

Essas experiências enriquecem minha vida e influenciam os projetos que desenvolvo.” Bruno Andrade.

 

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.”

Stephen Covey

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros