Shopping Iguatemi Ribeirão Preto recebe Semana Internacional do Transtorno Espectro Autista


937c77f3-4b49-433f-b139-b3c04b935be0

Debates, mostra de arte, palestras e Workshop Internacional, entre outras ações, estão na programação da segunda edição do TEAbraço que começa hoje, 28 de março, e se estende até o dia 03 de abril no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto.

O projeto é uma iniciativa da Jujuba – empresa especializada em soluções tecnológicas gratuitas e de baixo custo para crianças com TEA em parceria com o neurologista Dr. Carlos Gadia, considerado um dos maiores especialistas em autismo no mundo, diretor associado do Dan Marino Center e diretor do Miami Children’s Hospital.

Durante uma semana, o evento traz temas atuais e oferece uma experiência mais próxima sobre o assunto de forma gratuita – exceto o Workshop Internacional, voltado a profissionais. O Espaço Jujuba traz oficinas tecnológicas e lúdicas para crianças e jovens e este ano contará com a parceria da Xbox – videogame equipado com o sensor de movimentos Kinect – que colabora para o desenvolvimento dos jovens com transtornos do espectro autista – e orientações de profissionais como dentista, psicólogo e terapeuta ocupacional para os pais. A Mostra de Arte por Figueiredo Ferraz com peças, gravuras, telas de óleo e objetos de decoração produzidos por crianças com autismo e que este ano terá sua renda revertida para o Centro Ann Sullivan do Brasil. Outra atração será a Mostra de Filmes no Open Mall- com a exibição de clássicos sobre o tema.

Palestras:

No Ciclo de Palestras as presenças confirmadas são de renomados especialistas no assunto, que debaterão e apresentarão temas de grande importância para famílias que possuem crianças com TEA, entre eles estão: Alysson Renato Muotri, biólogo e professor da Universidade da Califórnia e um dos fundadores da Tismoo, a primeira startup de biotecnologia do mundo com um laboratório exclusivamente dedicado a análises genéticas focadas em tratamentos para o TEA e outros transtornos neurológicos e Carlos Gadia, considerado um dos maiores especialistas em autismo no mundo, diretor associado do Dan Marino Center e diretor do Miami Children’s Hospital. Outros profissionais confirmados são: Celso Goyos – psicólogo e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) -, Drª Margherita Midea Cuccovia – médica psiquiatra -, Marina Luisa Garbarino Nogueira – dentista que atualmente desenvolve atividades técnico-científicas no Centro Ann Sullivan do Brasil – Ribeirão Preto, Claudia Romano e Leila Bagaiolo sócias e co-fundadoras da Gradual (grupo de intervenção comportamental) e Adoniran Thomaz – zootecnista, adestrador e idealizador do Projeto KAOMA trabalho social que realiza com sua cachorra com o objetivo de demonstrar aos outros animais como deve ser a relação com crianças especiais.

Workshop Internacional:

No Workshop Internacional, que acontece na Torre Empresarial do Iguatemi Ribeirão Preto, entre os dias 01 e 03 de abril, as presença confirmadas são do neuropediatra Carlos Gadia, com o tema: “Déficits Sociais Precoces no TEA (Transtorno Espectro Autista”; Dr. Wanderley Domingues, neuropsiquiatra, que trará a palestra: “A Situação do Autismo no Brasil”; Dra. Maria Clara Nassif, Psicóloga Clinica Centro Pró-Autista; Cláudia Romano e Leila Bagaiolo do grupo Gradual- Intervenção Comportamental – “ABA e o papel do AT na escola: Formação teórico/ prático; Manejo comportamental e Confecção de material adaptado”; Caio Abujadi – “A importância do olhar individualizado no diagnóstico e tratamento medicamentoso” com a Metodologia Priorit e Inclusão Escolar; a fonoaudióloga e psicomotricista, Aline Kabarite que irá abordar assuntos relacionados à assistência com a palestra: “Interação entre equipe terapêutica e equipe escolar”; Roberta Marcello com o tema: “Gerenciamento do mediador escolar – orientação, treinamento e capacitação”; Celisabel Caldeville, analista do Comportamento (EUA): “Método de Inclusão nas Escolas Americanas”; Dra. Katia Moritz, doutora em psicologia clínica e escolar (EUA), com o tema: “Diferenciação e Tratamento de Comportamentos Obsessivos Compulsivos e o Transtorno Obsessivo Compulsivo no Espectro Autista”; a palestra “Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para a Inclusão Escolar de Alunos com TEA no Brasil: conquistas e desafios” com Cassia Dahora, psicóloga e analista do comportamento (Paradigma); Maria Arizmendi, analista do comportamento (EUA) com o tema: “Contingências de Grupos Efetivas no Ambiente Escolar” e, finalizando o workshop, Dr. Carlos Gadia abordará “Farmacoterapia nos TEA”. Uma sessão especial voltada para professores e estudantes será realizada durante o evento com a participação do Dr. Gadia e Dra. Katia Moritz com foco no tema sobre inclusão escolar.

As informações mais detalhadas sobre o evento estão disponíveis pelo site da Jujuba – http://juju.ba/

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros