#AconteceEmRibeirão: Corrida Novembro Azul acontece neste domingo


 

imagem_release_807527-1

Idealizada com o objetivo de conscientizar a população masculina a respeito das doenças pertinentes, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto – Fundação SobecCan e o grupo Melhores Eventos, realizarão neste domingo, 27 de novembro, às 08 horas, a 1ª Corrida Novembro Azul, que terá todo o lucro destinado à instituição.

As inscrições já acabaram. Ao todo 900 inscritos participarão desse evento, que terão percursos de 3 e 5 km, para caminhada e corrida respectivamente, com saída e chegada na Estácio, localizada na avenida Abraão Issa Halack, 980, em Ribeirão Preto – SP. A retirada dos kits (camiseta personalizada, chip e número de peito) acontece neste sábado, 26, das 10 às 22 horas na Decathlon do Novo Shopping.

De acordo com Fabio Soares Rodrigues, um dos responsáveis pela organização da prova, essa primeira corrida surpreendeu. “Tivemos um ótimo engajamento de público e em pouquíssimo tempo esgotamos o primeiro, o segundo e o terceiro lote. A expectativa é que no próximo ano o evento seja ainda maior”, comenta.

Durante o percurso, o público poderá contar ainda com todo suporte de segurança, hidratação e profissionais da saúde, entre eles um staff com alunos da Faculdade de Medicina da Estácio. Ao término, cada participante receberá isotônico, frutas e medalha. Haverá premiação em vale-compras para os 5 primeiros colocados no geral masculino e feminino. Haverá também no local um espaço dedicado à venda de produtos manuais, elaborados pelo grupo de voluntariado da SobecCan.

Para o Hospital divulgar essa causa tem uma importância ainda maior, pois a fundação acabou de anunciar que em breve passará a realizar atendimentos masculinos, com ênfase no tratamento do câncer de próstata.

imagem_release_807530

“Essa ação é extremamente importante para o Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, pois além de incentivar a prevenção, que é fundamental, ainda proporciona uma visibilidade para nossa instituição, que sobrevive integralmente através de doações e iniciativas privadas”, explica Rose Marques, presidente da instituição.

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm. Fica logo abaixo da bexiga e na frente do reto e a uretra, o canal que transporta urina passa através dela. A próstata contém pequeninas glândulas especializadas que produzem parte do líquido seminal ou sêmen, que protege e nutre os espermatozoides.

Hormônios masculinos fazem com que a próstata se desenvolva no feto e ela vai crescendo à medida que um menino se torna adulto. Se o nível de hormônios masculinos for baixo, a glândula não vai atingir suas dimensões totais. Em homens mais velhos, frequentemente à parte da glândula em torno da uretra cresce continuamente, causando a hiperplasia prostática benigna (HPB), que causa dificuldades no ato de urinar.

Embora a próstata seja constituída por vários tipos de células, a maioria dos cânceres de próstata tem origem nas células das glândulas que produzem líquido seminal. Eles são chamados de adenocarcinomas.

Na maioria das vezes, o câncer de próstata tem desenvolvimento lento e alguns estudos mostram que cerca de 80% dos homens de 80 anos, que morreram por outros motivos, tinham câncer de próstata e nem eles nem seus médicos desconfiavam. Em alguns casos, porém, ele cresce e se espalha depressa.

Alguns especialistas acreditam que o câncer de próstata começa com pequenas mudanças no tamanho e forma das células das glândulas da próstata. Essa alteração, conhecida como neoplasia intraepitelial prostática (PIN), podem ser de baixo grau (quase normais) ou de alto grau (anormais). Biópsia de próstata com PIN de alto grau indica grande chance de haver células cancerosas e exige novo exame.

Em 2016, cerca de 61 mil brasileiros receberão diagnóstico da doença, sendo a segunda causa de morte por câncer entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Nos Estados Unidos, as estatísticas indicam que 1 a cada 6 homens vai ter câncer de próstata, mas apenas 1 em cada 34 vai morrer por causa da doença. A taxa de mortalidade da doença está em queda, em parte porque está sendo diagnosticada precocemente.

O Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, mantido pela Fundação Sobeccan, é o único hospital exclusivamente oncológico de Ribeirão e região e atua nas áreas de pesquisa, prevenção e assistência do câncer. O Hospital realiza cerca de 400 atendimentos por mês, abrangendo 15 cidades da região, dos quais 99% são totalmente gratuitos.

É uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos.

A Fundação existe há 20 anos e com a ajuda da comunidade e da Prefeitura Municipal está em sua sede própria desde julho de 2006, na qual atende seus pacientes.

Todos os pacientes têm direito a suporte nas seguintes áreas: Fisioterapia, Psicologia (pacientes e familiares) e Assistência Social.

O trabalho é respaldado por voluntariado identificado com a causa da instituição, por um quadro de funcionários envolvidos com a fundação e por um corpo clinico voltado aos pacientes que aqui são atendidos.

Todos os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Curador e Conselho Consultivo trabalham sem qualquer remuneração, de forma voluntária.

O Hospital está localizado na Rua Otávio Martins Braga, 50.

O telefone para contato é o 38789700 e o site www.ribeiraocontraocancer.com.br

 

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros