Com dicas simples é possível passar a Páscoa sem perder a dieta


choco 3

Especialista orienta os amantes do chocolate a fazer algumas substituições para poder saborear as delícias da Páscoa

Estamos às vésperas da Páscoa e a corrida pelos ovos de chocolate está mais acirrada.

Com tanta variedade disponível no mercado é difícil controlar o consumo e não sair da dieta.

Apesar de deliciosos e de pesquisas comprovarem que o chocolate traz alguns benefícios para a saúde, o consumo excessivo pode estragar os planos de quem está tentando perder peso ou mantê-lo.

choco 1

“Além da grande quantidade de gordura presente em alguns tipos de chocolate, o grande vilão da nossa alimentação é o excesso de açúcar contido nesses produtos”, explica o professor Dr. José Ernesto dos Santos, que é médico Nutrólogo e coordenador do Curso Médico da Estácio/Uniseb de Ribeirão Preto.

O especialista explica que, sob esse ponto de vista, o melhor tipo de chocolate é o amargo, que tem maior quantidade de cacau e menor índice de açúcar. Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios há para a saúde. Por isso, os chocolates meio amargos e negros são melhores, porque ajudam a diminuir as doenças cardiovasculares. O cacau possui substâncias chamadas flavonoides, que promovem o bom funcionamento dos vasos sanguíneos e são encontradas em quantidade maior nos produtos com índice de cacau acima de 60%.

Para Santos, é aconselhável evitar o consumo dos chocolates brancos e ao leite, porque eles têm maior quantidade de gordura. Mas, caso esta seja a opção preferida, é prudente consumir em pouca quantidade. A sugestão é que o consumo diário não ultrapasse 25 gramas, o que equivale a uma barra pequena ou dois bombons.

Porém, se não for possível resistir à tentação, a solução é, após o feriado, ingerir frutas e legumes e evitar doces e frituras.

As diferenças entre os tipos de chocolate:

9cb3645cbac717efc713de6c3fb67120

Chocolate branco – não tem cacau e tem mais açúcar e gordura.

chocolate_ao_leite_ja_te_falei

Chocolate ao leite – é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar. Este é o meu preferido…

 

Dark chocolate

Chocolate meio amargo – é o que tem 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar. Chocolate negro ou amargo – é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e menos açúcar e gordura.

 

Eu amei as dicas, e vocês?

Boa Páscoa para todos!!

 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros