Literatura, poesia e música são destaques do primeiro dia da Feira do Livro


Um dos maiores eventos culturais do País, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto inicia sua 17ª edição no próximo domingo (4/6) e traz uma programação especial para o primeiro dia, que contará com atividades relacionadas à literatura, poesia e música. Entre os destaques acontece o Salão de Ideias – Sessão Jabuti com Marina Colasanti, vencedora de sete prêmios Jabuti; Salão de Ideias com César Nunes, e também com o empresário e patrono da feira, Chaim Zaher. O cantor e compositor Chico César é uma das atrações do dia para participar do bate-papo “Poesia e música das palavras” e para apresentar o espetáculo musical “Estado de Poesia”.

Assim como no ano passado, a Sessão Jabuti será um dos pontos altos da Feira do Livro e vai trazer grandes nomes da literatura brasileira para a atividade Salão de Ideias, que acontece de 4 a 10 de junho, sempre às 10h30, no Auditório Meira Júnior.

A primeira convidada é a escritora Marina Colasanti. Vencedora de sete prêmios Jabuti, ela possui mais de 50 títulos publicados no Brasil e no exterior. Através da literatura retomou sua atividade de artista plástica, tornando-se sua própria ilustradora. A atividade contará com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Às 14h30, será realizado o Salão de Ideias com César Nunes, autor educação homenageado neste ano, no Theatro Pedro II. Durante o Salão de Ideias, acontece o lançamento do livro “Da Filosofia do Amor ao Amor à Filosofia: um estudo pedagógico de Educação Afetiva e Ética Sexual a partir de Platão”. O livro apresenta a teoria do Amor em Platão, a partir da interpretação da obra “O Banquete” e está voltado para as concepções de sexo e sexualidade atuais.

Já o Salão de Ideias com Chaim Zaher, patrono da 17ª edição da Feira do Livro, está agendado para 16h30, no Auditório Meira Junior. O empresário é fundador e presidente do maior grupo de educação básica do país, o Grupo SEB, que conta com uma trajetória de mais de 50 anos dedicados à educação. Sua história empreendedora começou em Araçatuba, mas se consolidou em Ribeirão Preto, quando, após a aquisição do COC (Colégio Oswaldo Cruz), há mais de 30 anos, reinventou o mercado de sistemas de ensino chegando a atender quase 1 milhão de alunos em todo o Brasil, sob diversas bandeiras. Hoje, o Grupo SEB atende, entre escolas próprias, parceiras e franquias, cerca de 90 mil alunos em mais de 250 unidades espalhadas por todo o Brasil. Inquieto e vanguardista, Chaim Zaher, tem dado passos ousados nos últimos anos, como a internacionalização do Grupo SEB por meio da aquisição da operação latino americana da Maple Bear e o lançamento da Escola Concept, uma proposta verdadeiramente disruptiva que redefine os paradigmas da educação básica, mudando o foco do ensino para a aprendizagem. Além disso, acaba de lançar uma nova iniciativa que promete reinventar o mercado de sistemas de ensino, a Conexia Experiências Educacionais.

A música também terá seu espaço na feira neste primeiro dia – dentro da programação promovida pelo Sesc. O cantor e compositor Chico César participa de um bate-papo sobre sua produção literária que acontece às 16h, na Tenda Sesc. Além disso, o cantor apresenta às 20h30, o espetáculo musical “Estado de Poesia”, no Theatro Pedro II. Unindo a riqueza dos ritmos brasileiros com a sonoridade universal, o show traz o repertório de seu novo disco e também os sucessos de seus quase 25 anos de carreira.

OUTRAS ATIVIDADES DO DIA

OBS.: Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

Lançamento de Documentário “Ler o mundo é essencial” | 9h | Auditório Meira Júnior

O documentário foi desenvolvido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto com base no slogan da entidade criado com a intenção de estimular a leitura. Desde setembro de 2015, a Fundação vem apresentando argumentos literários em defesa da assertiva de que “Ler o mundo é essencial.” Com palestras e esquetes teatrais, o tema se propaga para suscitar o debate acerca do valor da literatura enquanto elemento fundamental na formação do cidadão crítico. O documentário reforça as iniciativas da Fundação do Livro e Leitura e, após o lançamento, será replicado como material educativo.

Salão de Ideias “A literatura como porta-voz da condição humana” | 10h | Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

Matheus Arcaro é mestrando em Filosofia Contemporânea pela Unicamp, pós-graduado em História da Arte e graduado em Filosofia e em Comunicação Social. É professor, artista plástico e escritor, autor do romance “O lado imóvel do tempo” e do livro de contos “Violeta velha e outras flores”. Seu próximo livro “Amortalha” será publicado ainda neste ano. O escritor possui inúmeros artigos, contos, crônicas e poesias.

Intervenção de dança – Se Meu Pé Falasse | 10h | Praça Carlos Gomes

Os sapateadores Ana Luiza Yosetake, Bela Pizani, Renata Defina e Rodrigo Lima, através de improvisações, apresentam diversos passos misturando desafios coreográficos e de percussão corporal. Direção Geral: Renata Defina.

Oficinas de Arte Ecológica com reaproveitamento de pneus usados | 11h e 15h | Praça do Leitor

Os participantes irão confeccionar elementos eco-paisagísticos através da reutilização de pneus, que serão modelados artesanalmente e decorados com tintas à base de água e outros materiais.

Espetáculo de Música Show da Percha – Circo do Asfalto| 14h | Tenda Sesc

Velhos números circenses começam a voltar à praça. É o caso da percha, um mastro sustentado por uma pessoa enquanto a outra sobe até seu topo e ali apresenta sua destreza. A Cia. Circo do Asfalto recupera essa técnica e, com muito humor, dá nova vida ao circo. Para realizála, os artistas Douglas Marinho e Fran Marinho criaram os divertidos personagens Palhaça Francisquinha e Malabarista Diou.

Apresentação Musical Coral Aquarela | 14h | Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

Regente: Gabriel Locher

Salão de Ideias “A influência da escrita no conhecimento e na educação” | 14h30 | Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

Max Wagner é escritor, historiador, editor, blogueiro, ativista cultural e recentemente assumiu o Departamento de Cultura do Centro Cultural Luiz Gaetani. Escreveu a saga “A Última poesia” que retrata as duas guerras mundiais. Carol Bonacim é escritora, advogada e defensora pública conveniada, membro imortal da Academia de Letras do Brasil/Suíça, vencedora do prêmio Coninter 2016 (Conselho Internacional de Artes). É membro imortal da Confraria Brasileira da Cultura, medalha Comenda da Paz Nelson Mandela e autora da tetralogia “Operação arcádia” (romance policial).

Encontro “Clube do Livro nas Escolas” | 17h | Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

O projeto é uma parceria entre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e o Centro Universitário Barão de Mauá. A atividade promove encontros quinzenais entre professores e estudantes da faculdade e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. As atividades estabelecem uma espécie de diálogo entre professor e aluno, partindo não apenas da leitura, mas também de dramatizações, exibições de vídeos e músicas. O objetivo principal é despertar nos estudantes o gosto pela leitura.

Conferência Viviane Mosé | 18h30 | Theatro Pedro II – Sala Principal

Poeta, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. Viviane Mosé é mestre e doutora em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Escreveu e apresentou o quadro Ser ou não ser no Fantástico, em que trazia temas de Filosofia para uma linguagem cotidiana. Possui diversos livros de poesia, filosofia e psicanálise. Atualmente, atua como palestrante, é sócia e diretora de conteúdo da Usina Pensamento, comentarista do programa Liberdade de Expressão (Rádio CBN) – com Carlos Heitor Cony e Artur Xexéo. Também é colaboradora fixa do programa Encontro com Fátima Bernardes na TV Globo. Entre suas obras, destacam-se: “Toda palavra”, “Pensamento chão”, “Desato”, “Receita para lavar palavra suja”, “Imagem escrita”, entre outros. Na categoria filosofia e psicanálise é autora de “A escola e os desafios contemporâneos”, “O homem que sabe”, “Nietzsche e a grande política da linguagem”, “Beleza, feiúra e psicanálise”, “Assim falou Nietzsche”, entre outros.

Salão de Ideias “Educação ambiental e arborização urbana” | 19h | Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

A palestra vai tratar das questões da arborização urbana em Ribeirão Preto com foco na educação ambiental neste contexto. Clarice Sumi Kawasaki é licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Unicamp, mestre e doutora em Educação, desenvolvendo pesquisas nas áreas de ensino de Biologia e Ciências da Natureza e de Educação Ambiental. Marcos Aurélio Tinoco, ambientalista e presidente Fundador da Amaeco (Associação Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia). É bacharel em Ciências da Informação e da Documentação pela USP/RP e técnico em Controle Ambiental pela Estácio/UNIseb.

OBS> Além desta programação do domingo, ainda será realizada a Programação Permanente da Feira com atividades do Sesc, Unaerp, Funpec, Exposição Moura Lacerda, Exposição Alarp, Domingo é Dia de Teatro no Shopping Iguatemi, Participação da Etec – Escola Técnica José Martimiano, entre outras. A programação completa está disponível no site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

 

17ª Feira Nacional do Livro

Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livro acontece de 4 a 11 de junho, com abertura em 3 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores vãodesfilar por 13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é “Do conhecimento que liberta ao amor que educa – o livro na escola” com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

 

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa – ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

 

Realização
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro de Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado, Usina Vertente e Tereos. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki, Madeiranit. Instituição Cultural: SESC – Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL  (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel – Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On.Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Rádio 79, TV Thathi, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria. Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade – hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac. 

Posts Relacionados

LEAVE A COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Autora


ViCk Sant' Anna

Facebook FanPage

Conheça mais

Parceiros